Plantão Verde do HU2 trata de temas relacionados às mudanças na adolescência

Publicado em

Claudia Gindre


No sábado seletivo de 19 de outubro de 2019, foi a vez da equipe de Ciências e Biologia organizar as atividades para os alunos do Ensino Fundamental do Campus Humaitá II. Para que o dia fosse um momento mais descontraído e informativo, foram organizadas palestras com o foco voltado para o conteúdo de cada série.

Os alunos do 6º ano assistiram ao vídeo “Mosquitos transmissores de Doenças – Conhecendo e Prevenindo”, com a pesquisadora Janaína Cardoso Félix, professora assistente nos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia das Faculdades Integradas Maria Thereza – Famath.

A pesquisadora Janaína Cardoso Félix falou sobre os mosquitos transmissores de doenças
A pesquisadora Janaína Cardoso Félix falou sobre os mosquitos transmissores de doenças

Segundo a coordenadora da Equipe de Ciências e Biologia do Humaitá II, Ana Colombo, os questionamentos foram diversificados, mas não necessariamente sobre uma área específica. “Até sessão com pipoca tivemos no turno da tarde”, ressaltou.

Os alunos do 7º ano da manhã assistiram à palestra “Amazônia: sob a pata do boi ”, com Jade Prata, e os da tarde, “Ventre Nós: desafios para habitar o corpo feminino de forma saudável”,  com as jornalistas Ana Gabriela Nascimento e Isabela Borges.

Diálogo

Para as turmas do 8º ano da manhã,  a psicóloga Claudia Gindre trouxe o tema “Adolescência e situações de risco: a importância do diálogo e das redes de apoio”.  Com enorme experiência na área, ela dividiu a atividade em três momentos:

No primeiro, fez uma reflexão sobre a realidade do pré-adolescente, com enfoque ao terma das redes sociais. Depois   apresentou vários memes da internet e recortes de conversas por WhatsApp, seguidos de uma conversa sobre o cyberbullying e  a velocidade do impacto de todos esses eventos sobre o pré-adolescente.

.  A hebiatra Emmalie Ting abordou a temática “Adolescência: desafios, oportunidades e como melhor aproveitá-los?”
. A hebiatra Emmalie Ting abordou a temática “Adolescência: desafios, oportunidades e como melhor aproveitá-los?”

Em um segundo momento, eles conversaram  sobre os afetos e os desamores, tentando responder a questões relacionadas à  existência da desesperança e à cobrança tóxica da felicidade. Essa etapa da conversa foi finalizada com um debate sobre  a depressão e o suicídio.

Por fim, a psicóloga organizou uma dinâmica com o auxílio de máscaras. A proposta era fazer com que os participantes colocassem, anonimamente, para o grupo o que realmente sentem.

Futuro

Turmas do 7º ano com a palestrante Jade Prata, que falou sobre  “Amazônia: sob a pata do boi ”
Turmas do 7º ano com a palestrante Jade Prata, que falou sobre “Amazônia: sob a pata do boi ”

As turmas do 9º ano também debateram o tema da adolescência.  A hebiatra Emmalie Ting abordou a temática “Adolescência: desafios, oportunidades e como melhor aproveitá-los?”. Durante o encontro foram tratados temas importantes, como futuro, profissões, relações interpessoais e inteligência emocional.

Eles conversaram também sobre as mudanças que ocorrem no cérebro, vício, sexualidade, além de outras questões. Certamente, foi um momento muito profícuo e propício para a abordagem e reflexões em torno de assuntos fundamentais para o processo de maturação dos estudantes”, comentou Ana Colombo.

Os alunos do 8º e 9º anos da tarde assistiram a uma sessão de cinema com exibição do filme “Super Size me”, que aborda o consumo exagerado de alimentos considerados lixo e os danos que eles causam à saúde.

“Todos os alunos presentes na atividade deste sábado se mostraram interessados pelas temáticas, trazendo questões para esclarecimento e informação”, enfatizou a coordenadora de Ciências e Biologia do Humaitá II.

Veja mais fotos na galeria

 

Veja mais….

Plantão Verde sobre a importância da água movimenta Campus Humaitá II

 

Logo_Rodapé_Comunicação Social Humaitá II

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress