Aluno do HU2 apresenta projeto de mapa digital do RJ em encontro internacional de História

Publicado em

O aluno Francisco Silveira Azar no Encontro Internacional História & Parcerias, Anpuh-Rio
O aluno Francisco Silveira Azar no Encontro Internacional História & Parcerias, Anpuh-Rio

 No dia 23 de outubro o aluno Francisco Silveira Azar, da 1° série do Humaitá II, fez uma comunicação em simpósio temático no 2° Encontro Internacional História & Parcerias da Associação Nacional de História – Seção Rio de Janeiro (Anpuh-Rio)na Universidade Veiga de Almeida.

A comunicação integrou as atividades do projeto de Iniciação Científica Jr. “Espaço Geográfico e Histórico da Cidade do Rio de Janeiro, corte e capital do Império Português e do Brasil (1808-1850)”, desenvolvido pelas professoras Carolina Vilela (Geografia), Roberta Martinelli (História) e Siddharta Fernandes (Informática Educativa) em conjunto com o grupo de pesquisa coordenado pela professora Maria Fernanda Bicalho, do Departamento de História da UFF).

Francisco e Renan durante a apresentação da comunicação sobre o projeto de iniciação científica em Simpósio Temático
Francisco e Renan durante a apresentação no simpósio temático do 2º Encontro Internacional História & Parcerias

Além de Francisco, fazem parte do projeto os estudantes do Humaitá II Beatrice Vecchio Teixeira, Joseph Michel Guillemete, Maria Eduarda Moreira, e o aluno de graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF) Renan Carvalho Wederrosch.

Pesquisa 

Francisco e Renan apresentaram os resultados da pesquisa em andamento, que tem como proposta produzir e divulgar novos instrumentos de pesquisa sobre a história e o espaço geográfico da cidade do Rio de Janeiro entre 1808 e 1850. O objetivo do projeto é produzir um mapa digital interativo, adequado aos programas de História e Geografia da Educação Básica, a partir das informações processadas e representadas em base cartográfica pelo referido grupo de pesquisa da UFF, que conta com o financiamento da Faperj.

Francisco, Maria Fernanda Bicalho, Roberta Martinelli, Beatrice, Carolina Vilela, Maria Eduarda e Renan
Da esquerda para a direita: Francisco, Maria Fernanda Bicalho, Roberta Martinelli, Beatrice, Carolina Vilela, Maria Eduarda e Renan

A proposta do grupo de pesquisa é elaborar um aplicativo que cruzará, por meio de uma sobreposição, o mapa atual da cidade do Rio de Janeiro com o mapa do século XIX. O aluno poderá navegar pelo espaço urbano do Rio de Janeiro e, por meio de uma “viagem no tempo”, interagir com uma variedade de animações que contarão histórias verossímeis a partir do ponto de vista dos diferentes sujeitos que fizeram parte da sociedade carioca no contexto do século XIX.

Até o momento, o grupo de pesquisa finalizou a primeira animação (mapa piloto), que conta a história de Omekong, um menino da Costa da Mina do Reino de Daomé, trazido violentamente como escravo para o Rio de Janeiro. Os desenhos são de autoria da aluna Beatrice Vecchio Teixeira. A voz deste personagem foi representada pelo aluno do 7º ano do Humaitá II Caiuá de Paula Cipriano (turma 704).

uma das cenas da animação do mapa piloto. Os desenhos dos personagens são de autoria da aluna Beatrice Vecchio Teixeira
Uma das cenas da animação do mapa piloto

Seleção

Para 2020, as professoras farão uma nova seleção entre os estudantes do Ensino Médio do Humaitá II. Os interessados em participar do projeto deverão entrar em contato com as professoras Carolina Vilela e Roberta Martinelli.

Confira mais fotos na galeria.

 

 

Logo_Rodapé_Comunicação Social Humaitá II

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress