Slam das Minas do RJ se apresenta no Humaitá II

Publicado em

slam7

No dia 19 de novembro o Humaitá II recebeu o coletivo Slam das Minas RJ, um grupo de poetisas negras do Rio de Janeiro que declama poemas críticos sobre a realidade de mulheres negras, marginalizadas e periféricas dentro de uma sociedade machista, racista e homofóbica. O evento foi mais uma atividade do projeto pedagógico “Denegrindo Olhares”, do coletivo Negrxs Lelia González.

Rainha do Verso (Rehane Barcellos) é uma das integrantes do Slam das Minas do RJ
Rainha do Verso (Rehane Barcellos) é uma das integrantes do Slam das Minas do RJ

As integrantes do Slam das Minas RJ Rainha do Verso (Rejane Barcellos), Letícia Brito, Gênesis (Geise Gomes) e Pietra Poeta, esta última do Slam das Minas de Minas Gerais, apresentaram um pocket show com declamações de várias poesias, tendo como tema a violência praticada contra as mulheres, o racismo e o preconceito. O  Refeitório de campus ficou lotado de alunos e servidores que assistiram até o fim à apresentação do Slam das Minas do RJ.

Letícia Brito é uma das seis integrantes do coletivo que existe desde 2016
Letícia Brito é uma das seis integrantes do coletivo que existe desde 2016

Presentes em várias cidades brasileiras, o grupo do Rio foi fundado em 2016 e conta atualmente com seis integrantes. Na página do Facebook, a descrição do grupo diz que o Slam do RJ “é uma brincadeira lúdico poética para desenvolvimento da potência artística de mulheres (sejam héteras, bis, pans, lésbicas ou trans) e pessoas queer, agender, não bináries e trans”.

Gênesis (Geise Gomes)  foi uma das três integrantes do Slam das Minas do RJ que se apresentou no HU2
Gênesis (Geise Gomes) foi uma das três integrantes do Slam das Minas do RJ que se apresentou no HU2

Denegrir

Esse é o quinto evento do projeto “Denegrindo Olhares”, que tem como objetivo principal construir uma consciência social e política entre os estudantes do colégio a partir de um olhar que valorize a negritude. “A subversão de um verbo historicamente negativo, ‘denegrir’, ganhou visibilidade positiva mediante a potencialização de seu sentido, em consonância com nossas lutas”, explicou Daiane Barbosa, integrante do Negrxs.

Pietra Poeta faz parte do Slam das Minas de Minas Gerais
Pietra Poeta faz parte do Slam das Minas de Minas Gerais

O projeto conta com o apoio dos professores Cristiano Campos (História) e Vidal Assis (Ciências e Biologia) e do GT de Negros e Negras do Sindicato dos Servidores do Colégio Pedro II (Sindscope), que financiou o a apresentação do Slam das Minas.

Slam das Minas do RJ e o coletivo Negrxs, do HU2
Slam das Minas do RJ e o coletivo Negrxs, do HU2

 

Confira mais fotos na galeria.

Veja mais…

Negrxs traz contadora de histórias africanas e afro-brasileiras para evento no HU2

Logo_Rodapé_Comunicação Social Humaitá II

Categorizado em 2019, Eventos, No Campus, Notícias

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress