Inscrição para palestra do Soep sobre adolescência termina nesta segunda-feira, 16/12

Publicado em

Cartela_SOEP FOCO

O Setor de Orientação Educacional e Pedagógica (Soep) e a Direção-Geral do Humaitá II realizam nesta quarta-feira, 18 de dezembro, a palestra “Adolescência em foco: compreendendo essa fase da vida e qual o papel da família em tal contexto”. O evento será no auditório do campus, das 18:00 às 20:00.  O público-alvo são os pais e responsáveis e servidores do campus. Alunos acompanhados por um responsável também poderão assistir à palestra.

As inscrições poderão ser feitas pelo aplicativo Campus Humaitá II” ou pelo site do campus até 16 de dezembro.

Inscreva-se aqui.

Identidade

Período de passagem entre a infância e a fase adulta, a adolescência se caracteriza por impulsos do desenvolvimento emocional e físico. É uma fase em que adolescentes buscam afirmar sua identidade, muitas vezes questionando regras e limites impostos. “Tudo isso torna a adolescência uma fase de conflitos e de tensão, do adolescente consigo mesmo e do adolescente com os pais”, explicou o chefe do Soep, Ricardo Miranda.

Para debater essas questões foram convidadas especialistas que irão abordar os mitos, verdades e demais questões que envolvem a adolescência: a médica e professora titular da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)  Stella Regina Taquette, e a psicóloga, doutoranda e pesquisadora da Uerj Érica Matilde Canarim.

Após o debate, haverá um lanche comunitário. Quem quiser participar, trazer um prato de salgado, doce ou bebida (não alcóolica).

Saiba mais sobre as palestrantes:

Stella Regina Taquette: Possui Pós-doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz, Doutorado e Mestrado em Medicina (Saúde da Criança e do Adolescente) pela Universidade de São Paulo, Especialização em Ética Aplicada e Bioética pela Fundação Oswaldo Cruz, Residência Médica em Pediatria e Graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). É Professora Titular da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ e Procientista. Coordenadora Geral do Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva – PPGBIOS, Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PGCM) e Cientista do Nosso Estado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). É avaliadora institucional e de curso de medicina do INEP-MEC. Tem experiência nos temas adolescência, sexualidade, dst-aids, gênero, violência, bioética, educação médica e metodologias qualitativas de pesquisa. Tem 87 artigos publicados em periódicos científicos, é autora e/ou organizadora de 10 livros e 39 capítulos de livros. Atualmente Professora Visitante do Imperial College London, bolsista da Capes.

Érica Matilde Canarim: Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)  e mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é psicóloga e pesquisadora da Uerj. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Programas de Atendimento Comunitário, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia clínica, qualidade de vida, Transtorno por uso de substâncias, violência de gênero, desenvolvimento social e comorbidades psiquiátricas.

Logo_Rodapé_Comunicação Social Humaitá II

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress