Felicidade foi tema da 2ª Olimpíada Intercampi de Filosofia do CPII

Publicado em

Uma das etapa da olimpíada foi a realização das comunidades investigativas
Uma das etapa da olimpíada foi a realização das comunidades investigativas

No dia 23 de novembro o Humaitá II sediou a 2ª Olimpíada Intercampi de Filosofia, que neste ano vai abordou o tema “A felicidade é uma ilha?” Assim como aconteceu na edição passada, no Campus Tijuca II,  os organizadores do evento adotaram o mesmo tema da  7º Olimpíada Estadual de Filosofia do Rio de  Janeiro, realizada de 18 e 20 de outubro, na Ilha de Paquetá.

Uma  mesa de abertura, realizada no auditório do campus, foi a primeira atividade do dia. Em debate o tema: “O que as áreas de conhecimento pensam sobre a Felicidade?” os convidados para a mesa foram o professor Marcelo Guimarães, professor de Filosofia da PUC-RJ,  que falou sobre “Filosofia e Felicidade”, e a psicóloga Mariana Marques, que abordou o tema “Psicologia e Felicidade”.

Sete oficinas foram realizadas na parte da manhã
Sete oficinas foram realizadas na parte da manhã

Em seguida, os participantes da olimpíada se dividiram para participar das sete oficinas previstas na programação, entre elas  “Clube de debates”, com os estudantes de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Igor Pontes e João Viter; “Epicuro estampado no muro”, que teve à frente a professora de Filosofia do Campus São Cristóvão III Joseane Vasqués, com a participação das estagiárias de Filosofia Esther Barbosa e Doroteia de Macedo (UFRJ); e “Na Amazônia”, com o ambientalista Virgílio Moura.

Outras oficinas do dia foram: “Meditar ou filosofar?”, com os estudantes Kelvin de Farias  e Stephane Santos (UFRJ), “Desconstruindo ‘A Moreninha’”, comandada pelo por Marcelo Guimarães; “Será que podemos encontrar a utopia em uma ilha de lixo?”, com  Renata Augusto e Henrique Luz, ex-alunos de Filosofia da UFRJ, e os atuais Mariana Tartaglia (graduação) e Candice de Sá (mestrando); e “A Felicidade é um absurdo?”, com o estudante Pedro Seidd Silva (UFRJ).

"Será que podemos encontrar a utopia em uma ilha de lixo?" foi o tema de uma das oficinas
“Será que podemos encontrar a utopia em uma ilha de lixo?” foi o tema de uma das oficinas

Comunidades de investigação

Na parte da tarde, os estudantes se reuniriam nas chamadas comunidades de investigação, para debater tópicos relacionados à temática da olimpíada. Ao final do evento, cada grupo apresentou suas considerações sobre o tema.

Na avaliação do coordenador da equipe de Filosofia do Humaitá II e um dos organizadores da olimpíada, Germano Nogueira, o evento não reuniu o público esperado em função de outras atividades que aconteceram nos demais campi do CPII e também no Humaitá II.  “Também foi o dia da final da  Taça Libertadores, o que contribuiu para uma menor adesão ao evento, mas, no geral, a participação pode ser considerada boa, principalmente pela qualidade dos debates”, ressaltou.

Na última etapa da olimpíada os estudantes reunidos nas comunidades de investigação apresentaram o resultado dos debates em torno do tema proposto
Na última etapa da olimpíada os estudantes reunidos nas comunidades de investigação apresentaram o resultado dos debates em torno do tema proposto

 

Confira mais fotos na galeria.

 

Veja mais….

Humaitá II sedia 2ª Olimpíada Intercampi de Filosofia do Colégio Pedro II

Categorizado em 2019, Eventos, Filosofia, No Campus, Notícias

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress