Projeto de alunos e professores do HU2 selecionado para Feira Brasileira Jovens Cientistas 2020

O projeto “Viajando pelo Tempo e Espaço do Rio de Janeiro – a produção de materiais Didáticos Digitais”, que conta com a participação de professores e alunos do Campus Humaitá II, está entre os finalistas da Feira Brasileira Jovens Cientistas 2020 (FBJC), que acontecerá virtualmente entre os dias 26 e 28 de junho.
O projeto de iniciação científica é desenvolvido pelas professoras do Humaitá II Carolina Vilela (Geografia), Roberta Martinelli (História) e Siddharta Fernandes (Informática Educativa), atualmente à disposição da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (Propgpec), em parceria com o grupo de pesquisa de História da Universidade Federal Fluminense (UFF), coordenado pela professora Maria Fernanda Bicalho, que conta com o financiamento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Fazem parte do grupo de pesquisa os estudantes do Humaitá II Beatrice Vecchio Teixeira, Francisco Silveira Azar, Joseph João Michel Silva Guillemete e Maria Eduarda Moreira dos Santos Oliveira e o aluno de graduação em História da UFF Renan Carvalho Wederrosch.
Animação
Francisco Azar vai participar da FBJC e apresentar o primeiro produto do projeto: uma animação, produzida integralmente pelos estudantes, que conta a história de Omekong, um menino da Costa da Mina do Reino de Daomé, trazido violentamente como escravizado para o Rio de Janeiro no início do século XIX. A voz do personagem Omekong foi dublada por Caiuá de Paula Cipriano, aluno do 8º ano do Campus Humaitá II.
A animação é uma dentre várias outras que estarão disponíveis em um aplicativo que articulará o mapa do século XIX com o mapa atual da cidade do Rio de Janeiro, possibilitando ao estudante navegar entre os dois tempos. “O objetivo é criar um produto digital, dinâmico e interativo, representando a sociedade e as mudanças espaciais da cidade do Rio de Janeiro”, explicou a professora Roberta Martinelli.

Realengo
Outro projeto finalista da Feira Brasileira Jovens Cientistas 2020 é “A Criação de uma rota turística no bairro de Realengo, Rio de Janeiro”, desenvolvido no Campus Realengo II pelos estudantes Cristine Rodrigues, Camile Monteiro e professor Yan Navarro (Orientador).