Projeto do HU2 é finalista da Feira Brasileira Jovens Cientistas 2020

Publicado em

cena_animação_mapa piloto

Estão abertas as votações para os projetos finalistas da Feira Brasileira Jovens Cientistas 2020, que acontecerá virtualmente entre os dias 26 e 28 de junho. Um dos concorrentes é o projeto de iniciação científica “Viajando pelo Tempo e Espaço do Rio de Janeiro – a produção de materiais Didáticos Digitais”, desenvolvido no Campus Humaitá II pelos estudantes Francisco Azar, Beatrice Teixeira, Joseph Guillemete e Maria Eduarda Oliveira.

Uma das categorias é o voto popular na rede. Para votar, o internauta só precisa abrir o link com informações sobre o projeto e curtir.

Vote aqui

 

Integrantes do projeto (da esquerda para a direita): Francisco Azar, Prof. Maria Fernanda Bicalho, Prof. Roberta Martinelli, Beatrice Teixeira, prof. Carolina Vilela, Maria Eduarda, Renan Wederrosch
Integrantes do projeto (da esquerda para a direita): Francisco Azar, Prof. Maria Fernanda Bicalho, Prof. Roberta Martinelli, Beatrice Teixeira, prof. Carolina Vilela, Maria Eduarda, Renan Wederrosch

O projeto de iniciação científica é orientado pelas professoras do Humaitá II Carolina Vilela (Geografia), Roberta Martinelli (História) e Siddharta Fernandes (Informática Educativa), atualmente à disposição da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (Propgpec), em parceria com o grupo de pesquisa de História da Universidade Federal Fluminense (UFF), coordenado pela professora Maria Fernanda Bicalho, que conta com o financiamento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). O aluno de graduação em História da UFF Renan Carvalho Wederrosch também integra o projeto.

Animação

Francisco Azar vai participar da FBJC e apresentar o primeiro produto do projeto: uma animação, produzida integralmente pelos estudantes, que conta a história de Omekong, um menino da Costa da Mina do Reino de Daomé, trazido violentamente como escravizado para o Rio de Janeiro no início do século XIX. A voz do personagem Omekong foi dublada por Caiuá de Paula Cipriano, aluno do 8º ano do Campus Humaitá II.
A animação é uma dentre várias outras que estarão disponíveis em um aplicativo que articulará o mapa do século XIX com o mapa atual da cidade do Rio de Janeiro, possibilitando ao estudante navegar entre os dois tempos. “O objetivo é criar um produto digital, dinâmico e interativo, representando a sociedade e as mudanças espaciais da cidade do Rio de Janeiro”, explicou a professora Roberta Martinelli.

Realengo

Outro projeto finalista da Feira Brasileira Jovens Cientistas 2020 é “A Criação de uma rota turística no bairro de Realengo, Rio de Janeiro”, desenvolvido no Campus Realengo II pelos estudantes Cristine Rodrigues, Camile Monteiro e professor Yan Navarro (Orientador).

Veja mais …

Projeto de alunos e professores do HU2 selecionado para Feira Brasileira Jovens Cientistas 2020

Logo 2020 Rodapé Comunicação

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress