#BibliotecaIndica: Equipe do Humaitá II sugere leitura de obra de Álvares de Azevedo

Publicado em

Alvares de azevedo

 

A Equipe da Biblioteca do Campus Humaitá II escolheu o poeta, contista e ensaísta Manuel Antônio Álvares de Azevedo, o Álvares de Azevedo, para a sétima edição do Projeto #BibliotecaIndica.   Um dos mais conhecidos autores da literatura brasileira, Álvares de Azevedo foi aluno do Colégio Pedro II, tendo ingressado na instituição em 1845.

Clique para conferir  o #BibliotecaIndica da semana: Álvares de Azevedo

 

“Queríamos indicar um poeta brasileiro, pensamos em vários autores ilustres da nossa literatura e a escolha recaiu sobre o Álvares de Azevedo. Mas com certeza, outros nomes serão indicados nas próximas edições do projeto como sugestão de leitura ao nosso público”, justificou a chefe da Equipe da Biblioteca do Humaitá II Maria da Conceição Novaes Dias.

Segundo Conceição, a escolha do poeta passou, em um primeiro momento, pelas demandas da Biblioteca, por se o autor uma das mais recorrentes. A chefe da Biblioteca lembrou que obra “Noite na Taverna” já foi indicação de leitura para o Ensino Médio do campus.

“Então li sua biografia e me encantei, pois não me recordava que o poeta havia sido aluno do Colégio Pedro II.  Levei a proposta à minha equipe de trabalho e juntos decidimos que o Álvares de Azevedo seria o tema desta edição”, contou Conceição, destacando a obra “Lira dos vinte anos”, uma das mais importantes da produção literária do autor.

Apesar de ter vivido somente até os 20 anos e ter escrito poucos livros, produziu brilhantemente, deixando assim sua contribuição para a literatura brasileira. Álvares de Azevedo conquistou postumamente o título de Patrono da Cadeira número dois da Academia Brasileira de Letras.

“Eu me sinto honrada de ser servidora do Colégio Pedro II e saber que muitas figuras ilustres, como Álvares de Azevedo, passaram pelo colégio”, enfatizou Conceição.

Mais sobre o autor

Sua criação foi marcada pelo forte pessimismo, melancolia, ultrarromantismo, subjetividade, humor, ironia drama. Na obra “Lira dos vinte anos, antologia poética, a única organizada pelo próprio autor no ano de sua morte, em 1852, e publicada em 1853, a ironia e o humor se alternam com o sentimentalismo e o pessimismo.

Os autores consagrados, como Lord Byron, Alfred de MussetChateaubriand, Shakespeare, Dante e Goethe foram suas principais influências literárias e fontes de inspiração.

Veja mais…

Artes Plásticas é o tema do # BibliotecaIndica da semana

#BibliotecaIndica: equipe do HU2 indica leituras sobre fake news, suas consequências e formas de combate

Biblioteca do HU2 dá dicas de visitas culturais para comunidade escolar

Meio ambiente é tema do #BibliotecaIndica da semana

Projeto #BibliotecaIndica: confira novas dicas da Biblioteca do Hu2

 

 

 

Logo 2020 Rodapé Comunicação

Categorizado em 2020, Biblioteca, Notícias

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress