Soep do HU2 abre inscrições para mais dois encontros da III Feira de Profissões

Publicado em

Feira´Profissões - Ciência Humanas

Durante os meses de outubro e novembro, o Setor de Orientação Educacional e Pedagógica (Soep) dará continuidade à “III Feira de Profissões do Campus Humaitá II”. Na sexta-feira, 16 de outubro, acontece o segundo encontro, que vai abordar as “Ciências Humanas”, e na segunda-feira, 19 de outubro, o cinema será o tema da vez, com a palestra “Os desafios do Cinema quarentemado”.

Para o encontro de sexta-feira foram convidados o professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre e doutor em História das Ciências Silvio Lima; a pesquisadora de pós-doutorado no Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo (USP) Carolina Parreiras; e o  professor de História do Ensino Básico e mestrando em Ensino de História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Carlos Henrique Milhono Campos.

Inscrições para o encontro sobre “Ciências Humanas”.

O convidado do encontro do dia 19 de outubro será Filippo Pitanga, professor na Academia Internacional de Cinema do Rio de Janeiro (AIC) e curador de festivais, entre eles CineFantasy (International Fantasy Film Festival) e de  Roteiro Audiovisual (Rota), e de Cineclubes como o AIC, Estação Net, e Casa do Saber.

Inscrições para o encontro sobre “Os desafios do Cinema quarentemado” .

 Os dois encontros começam às 16:00, pelo Google Meet, com transmissão pelo YouTube. Os alunos inscritos receberão, através do e-mail informado no ato da inscrição, o link para acesso aos encontros. 

O público-alvo são os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio do Campus Humaitá II e dos demais campi do Colégio Pedro II.

Psicologia

No dia 7 último, foi realizado o primeiro encontro da III Feira de Profissões. Foi um bate-papo sobre como é ser psicólogo hoje no Brasil. O encontro já está disponível para visualização.

Nos próximos encontros, os estudantes terão a possibilidade de conhecer outras carreiras e conversar com profissionais de áreas diversas. Não há limite para inscrição. O aluno pode participar de todos, se for de seu itneresse. Já estão agendados mais dois encontros no mês de outubro: “Relações internacionais”, no dia 27,  e “Direito”, no dia 30.

Feira-profissões-carta

Saiba mais sobre os palestrantes convidados:

Silvio Lima é professor adjunto da UFF, mestre e doutor em História das Ciências e da Saúde pela COC/Fiocruz, formado em História pela UERJ. É pesquisador na Área de Relações Raciais e Pensamento Social Brasileiro, Teorias Raciais, Saúde dos Escravizados e História da Medicina no século XIX. 

Carlos Henrique Milhono Campos possui graduação em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005), graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) e especialização em História do Rio de Janeiro, pela Universidade Federal Fluminense (2009). Mestrando no programa de Mestrado Profissional em Ensino de História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2018) e cursando a graduação em Arquivologia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (no momento trancada). Atua como professor de História na rede municipal de Mesquita, de História e Sociologia na rede estadual do Rio de Janeiro e pesquisador autônomo. Tem experiência em pesquisa na área de História, com ênfase em História do Brasil. Bolsista CAPES. 

Carolina Parreiras é pesquisadora de pós-doutorado no Departamento de Antropologia da USP. Membro do Numas – Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Antropologia Sociais da Unicamp. Foi Visiting Scholar do Institute of Latin American Studies da Columbia University. Pesquisa há mais de 14 anos temáticas que dizem respeito aos muitos usos das tecnologias, com especial ênfase na sua interface com gênero e sexualidade. Em sua atual pesquisa, realiza pesquisa de campo em favelas do Rio de Janeiro, buscando compreender as ocorrências e formas de nomeação de violências sexuais e de gênero contra adolescentes. Como desdobramento desta pesquisa, vem buscando compreender as muitas formas de desigualdades digitais e os modos como as tecnologias reiteram e conformam diferentes formas de violência.  

Filippo Pitanga é Advogado, Jornalista, pós-graduando em cinema pela Estácio e mestrando em Comunicação/Cultura pela ECO / UFRJ. Professor na Academia Internacional de Cinema do Rio de Janeiro – AIC, Sesc etc. Membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro – ACCRJ / filiado à FIPRESCI (Federação Internacional da Crítica). Curador no CineFantasy – IFFF – International Fantasy Film Festival, do ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual, do Festival Internacional Colaborativo de Audiovisual – FICA.VC, do Festcine Pedra Azul etc. Curador dos Cineclubes AIC, Estação Net, Casa do Saber. Oficineiro do Cine Ceará. Colunista da Revista Fórum e Carta Capital. Membro do Podcast Cinema em Série. Editor-chefe do Almanaque Virtual e colaborador de outros sites. Mediador oficial de debates do Festival de Cinema de Vitória, Cine Jardim, Festival Internacional de Cinema do Rio. Autor do livro “Lágrimas Entre Caixas” e de artigos em livros como “O Último Durão – Centenário Kirk Douglas” e “John Carpenter: O Medo É Só O Começo” etc. 

Logo TELEGRAM Rodapé Comunicação

Categorizado em 2020, Eventos, No Campus, Notícias, SOEP

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress