Saúde mental é tema da 26ª edição do # BibliotecaIndica

A Biblioteca Professor João Baptista de Mello e Souza apresenta nesta 26ª edição do projeto #BibliotecaIndica um informativo sobre saúde mental: depressão, ansiedade e estresse.
Segundo a Equipe da Biblioteca do Humaitá II, faz necessário abordar esses temas em qualquer momento, independentemente de campanhas – entre elas “Setembro Amarelo” e os “Dia Mundial de Combate ao Estresse” e Dia Mundial da Saúde Mental, comemorados em 23 de setembro e 10 de outubro, respectivamente.
Preocupados com o avanço das doenças, principalmente nesse período de isolamento social, a equipe elaborou um informativo sobre saúde mental, especificamente, sobre a depressão, ansiedade e estresse.
“Infelizmente, não existe dia, data ou mês para essas enfermidades afetarem as pessoas”, observou a chefe da Biblioteca, Maria da Conceição Novaes Dias.
Aprofundamentos
O informativo inclui indicação de conteúdos digitais acerca das temáticas com links diversos para maiores aprofundamentos sobre o tema, livros e vídeos do médico Drauzio Varella sobre saúde mental. Um dos vídeos trata da “Depressão na Adolescência e Antidepressivos”.
Em outro vídeo, o presidente da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBIE), Rodrigo Fonseca, dá dicas de como é possível levar uma vida livre de estresse.
Por último, o informativo disponibiliza as redes de apoio gratuitas para pessoas que necessitam de auxilio e orientação buscarem ajuda: Serviço de Saúde e emergências, além do Centro de Valorização da Vida (CVV).
Mal do século
Considerada pela Organização Mundial da Saúde como o “mal do século XXI”, a depressão atinge milhares de pessoas no mundo inteiro. O cenário é triste, conforme apontam as pesquisas. “Ninguém está imune, são inúmeros fatores que podem desencadear o transtorno depressivo, entre eles a ansiedade e o estresse”, ressaltou Conceição.
“Penso que a vida moderna agitada explica um pouco esses índices. Vivemos numa sociedade cheia de cobranças, incertezas, preocupações, expectativas e frustações. Naturalmente somos afetados e qualquer fator pode ser um gatilho para o aparecimento da doença”, ressaltou a bibliotecária, lembrando que é necessário reconhecer os sinais e buscar o quanto antes orientação médica e acompanhamento de psiquiatras e psicólogos.
“É um sofrimento a vida de quem está passando por depressão ou transtorno de ansiedade; é preciso muita paciência e empatia. Se não tratadas adequadamente, essas enfermidades podem levar o indivíduo à morte. Por isso vivenciamos hoje muitos casos de suicídios”, enfatizou Conceição.
A bibliotecária lembrou ainda que essas enfermidades podem ser graves e desgastantes também para as famílias dos doentes. “Mas com apoio de familiares e amigos, persistência, compreensão e tratamento adequado é possível alcançar a cura”, afirmou.
#BibliotecaIndica: Saúde Mental – Ansiedade Depressão e Estresse
Confira as demais edições do #BibliotecaIndica.