Saúde mental é tema da 26ª edição do # BibliotecaIndica

Publicado em

saude mental importa-site

A Biblioteca Professor João Baptista de Mello e Souza apresenta nesta 26ª edição do projeto  #BibliotecaIndica um informativo sobre saúde mental: depressão, ansiedade e estresse.

Segundo a Equipe da Biblioteca do Humaitá II, faz necessário abordar esses temas em qualquer momento, independentemente de campanhas –  entre elas  “Setembro Amarelo” e os  “Dia Mundial de Combate ao Estresse” e  Dia Mundial da Saúde Mental, comemorados em  23 de setembro  e 10 de outubro, respectivamente.

Preocupados com o avanço das doenças, principalmente nesse período de isolamento social, a equipe elaborou um informativo sobre saúde mental, especificamente, sobre a depressão, ansiedade e estresse.

“Infelizmente, não existe dia, data ou mês para essas enfermidades afetarem  as pessoas”, observou a chefe da Biblioteca, Maria da Conceição Novaes Dias.

Aprofundamentos

O informativo inclui indicação de conteúdos digitais acerca das temáticas com links diversos para maiores aprofundamentos sobre o tema, livros e vídeos do médico Drauzio Varella sobre saúde mental. Um dos vídeos trata da  “Depressão na Adolescência e Antidepressivos”.

Em outro vídeo,  o presidente da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBIE), Rodrigo Fonseca, dá dicas de como é possível  levar uma vida livre de estresse. 

Por último, o informativo disponibiliza as redes de apoio gratuitas para pessoas que necessitam de auxilio e orientação  buscarem ajuda: Serviço de Saúde e  emergências, além do Centro de Valorização da Vida  (CVV).

 Mal do século

Considerada pela Organização Mundial da Saúde como o “mal do século XXI”, a depressão atinge milhares de pessoas no mundo inteiro. O cenário é triste, conforme apontam as pesquisas. “Ninguém está imune, são inúmeros fatores que podem desencadear o transtorno depressivo, entre eles a ansiedade  e o estresse”, ressaltou Conceição.

“Penso que a vida moderna agitada explica um pouco esses índices. Vivemos numa sociedade cheia de cobranças, incertezas, preocupações, expectativas e frustações. Naturalmente somos afetados e qualquer  fator pode ser um gatilho para o aparecimento da doença”, ressaltou a bibliotecária, lembrando que é necessário reconhecer os sinais e buscar o quanto antes orientação médica e acompanhamento de psiquiatras e psicólogos.

“É um sofrimento a vida de quem está passando por depressão ou transtorno de ansiedade; é preciso muita paciência e empatia. Se não tratadas adequadamente, essas enfermidades podem levar o indivíduo à morte. Por isso vivenciamos hoje muitos casos de suicídios”, enfatizou Conceição.

A bibliotecária lembrou ainda que essas enfermidades podem ser graves e desgastantes também para as famílias dos doentes. “Mas com apoio de familiares e amigos, persistência, compreensão e tratamento adequado é possível alcançar a cura”, afirmou.

 

#BibliotecaIndica: Saúde Mental – Ansiedade Depressão e Estresse

 

Confira as demais edições do #BibliotecaIndica.

 

 

 

 

Logo TELEGRAM Rodapé Comunicação

Categorizado em 2020, Biblioteca, Notícias

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress