Projeto de iniciação cientifica ‘Viajando pelo tempo e espaço do Rio de Janeiro’ seleciona novos alunos

Publicado em

Viajando-RJ-site

Os alunos que têm interesse pela história da cidade do Rio de Janeiro e gostam de escrever (elaborar roteiros) e de desenhar (criar personagens e cenários) podem se candidatar a uma vaga para o projeto iniciação científica júnior  “Viajando pelo tempo e espaço do Rio de Janeiro: a produção de materiais didático-digitais”.

As professoras do Humaitá II  Carolina Lima Vilela (Geografia) e Roberta Martinelli (História) estão selecionando novos estudantes do campus para integrar a equipe do projeto que tem como objetivo prosseguir com a criação de animações para a construção do mapa digital da cidade do Rio de Janeiro na primeira metade do século XIX em articulação com o mapa atual da cidade, no qual será possível navegar entre os dois tempos.

Serão selecionados até seis estudantes. Podem candidatar-se estudantes que estejam cursando o 9° ano do Ensino Fundamental e a 1ª e 2ª  série do Ensino Médio. As inscrições seguem até 9 de abril.

<Inscreva-se aqui>

Animação

A pesquisa já produziu a primeira animação do mapa digital, que conta a história de Omekong, menino da Costa da Mina do reino de Daomé, trazido como escravizado para o Rio de Janeiro no início do século XIX. No momento o grupo está produzindo novos roteiros/animações e estudando formas de tornar o mapa interativo também um jogo virtual.

Projeto de alunos e professores do HU2 selecionado para Feira Brasileira Jovens Cientistas 2020

Carga horária

A pesquisa requer a disponibilidade dos estudantes para o cumprimento da carga horária entre quatro e oito horas semanais, distribuídas na participação em reuniões virtuais semanais (com o grupo de pesquisa) e na realização de tarefas.

Edital

O projeto será submetido ao edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal Fluminense (UFF), que confere bolsas de iniciação científica para estudantes do Ensino Médio de escolas públicas. Caso o projeto seja selecionado,  existe a possibilidade de se conseguir uma bolsa para um dos estudantes do Ensino Médio envolvidos na pesquisa para o período 2021/2022.

Depoimento

O estudante Francisco Silveira Azar, da 2ª série (turma 1205), participa desde o início do projeto. Segundo Francisco, “participar de um projeto como o ‘Viajando pelo Espaço e Tempo da Cidade do Rio de Janeiro’ foi uma das coisas mais significativas de toda a minha experiência no Ensino Médio”. Continue lendo

Assista ao vídeo abaixo e conheça mais sobre o projeto:

https://www.youtube.com/watch?v=-I4aXoW0Aio

Logo TELEGRAM Rodapé Comunicação

Categorizado em 2021, Geografia2, História2, Notícias

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress