Dia da Mata Atlântica é destaque da 6ª edição do #BibliotecaIndica do HU2

Publicado em

Mata-Atlântica-site-maio

A sexta  edição do Projeto #Bibliotecaindica do Humaitá II homenageia a Mata Atlântica pelo seu dia, comemorado anualmente em 27 de maio.

A edição dedicada ao “Dia da Mata Atlântica”, preparada pela Equipe da Biblioteca Professor João Baptista de Melo Souza, traz uma seleção de fontes de informação e de recursos educativos voltados à preservação da floresta, como livros, imagens, podcast e o aplicativo “Aqui tem Mata?”,  que  informa sobre a existência de áreas remanescentes de Mata Atlântica no país, entre elas o Parque Nacional da Tijuca, um importante fragmento da floresta localizado no município do Rio de Janeiro.

A seleção destaca ainda filmes/documentários, vídeos  e a atuação da organização não-governamental “World Wide Fund For Nature” (WWF) ou “Fundo Mundial para a Natureza”, a maior rede independente de conservação da natureza do planeta, com presença em mais de 100 países. A WWF-Brasil desenvolve projetos em todo o país, dedicando-se exclusivamente à proteção da natureza e tendo como  objetivos harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações.

Reflexão

Além de marcar o “Dia da Mata Atlântica”, o trabalho propõe uma reflexão sobre a importância de preservar esse bioma tão rico em biodiversidade. “É muito triste sabermos que no Brasil há tantas espécies de animais e plantas ameaçadas de extinção e outras já consideradas extintas”, lamentou a chefe da Equipe da Biblioteca, Maria da Conceição Novaes Dias.

“Trazer para os espaços escolares a discussão sobre o meio ambiente e a Mata Atlântica é de suma importância . A conscientização é o primeiro passo em defesa da  floresta, e protegê-la é um dever de todos”, ressaltou a bibliotecária, lembrando que vale a pena conferir a exuberante biodiversidade da Mata Atlântica apresentada nos diversos recursos informativos e educacionais, pesquisados pela Equipe da Biblioteca.

#BiblitecaIndica: Dia da Mata Atlântica 

Confira outras edições do #BibliotecaIndica

Algumas informações sobre a Mata Atlântica

Em 1990, parte da Mata Atlântica, cerca de 5 mil quilômetros ao longo da costa brasileira, com área de 290 mil quilômetros quadrados, foi reconhecida pela Unesco como uma Reserva da Biosfera. De acordo como o Ministério do Meio Ambiente (MMA), as Reservas da Biosfera são um instrumento de conservação que favorece a descoberta de soluções para problemas como o desmatamento das florestas tropicais, a desertificação, a poluição atmosférica, o efeito estufa, entre outros.

Em 1988, a Constituição Federal reconheceu a Mata Atlântica como um “patrimônio nacional”.

Em 2006, foi aprovada a Lei da Mata Atlântica (11.428/2006), que regulamentou a proteção e uso dos recursos da floresta.

Referências:

https://www.sosma.org.br/conheca/mata-atlantica/

https://parqueecologicoimigrantes.org.br/mata-atlantica-e-uma-das-reservas-da-biosfera/#:~:text=Em%201990%2C%20parte%20da%20Mata,como%20uma%20Reserva%20da%20Biosfera.

Logo TELEGRAM Rodapé Comunicação

Categorizado em 2021, Biblioteca, Notícias

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress