Dia do Cinema Brasileiro é destaque da 7ª edição do #BI do HU2

Publicado em

arte 1 Dia do cinema brasileiro

A Biblioteca Professor João Baptista de Mello e Souza dedica a sétima edição do Projeto #BibliotecaIndica ao “Dia do Cinema Brasileiro”, comemorado no dia 19 de junho.

A data foi instítuída em homenagem às primeiras imagens em movimento registradas em território nacional: a entrada da Baía de Guanabara pelo ítalo-brasileiro Afonso Segreto, em 19 de junho de 1898.

As imagens foram feitas por Segreto do navio Brésil no seu retorno da Europa, onde fez um curso de operação de cinematógrafos.

Há, no entanto, quem celebre a data em 5 de novembro. Foi neste dia, em 1896, que aconteceu a primeira exibição cinematográfica pública no páis. Assim, o Dia do Cinema Brasileiro é duplamente comemorado – 19 de junho e 5 de novembro.

Para comemorar a data, a Equipe da Biblioteca do Humaitá II fez uma seleção de filmes, dentre os quais destacam-se: “O Auto da Compadecida”, “Lisbela e o Prisioneiro”, “A Hora da Estrela” e “Cora Coralina – Todas as Vidas”.  Também listou os principais cineastas brasileiros, entre eles Glauber Rocha, Fernando Meirelles, Walter Salles, Tata Amaral e Anna Mulayaert.

“Além de ser uma ferramenta de entretenimento, o cinema pode ser um aliado à educação, proporcionando reflexões sobre qualquer assunto e contexto presentes no nosso dia a dia”, ressaltou a chefe da Equipe da Biblioteca do Humaitá II, Maria da Conceição Novaes Dias.

 Sétima arte

O termo “sétima arte” para designar o cinema foi proposto pelo intelectual e crítico de cinema italiano Ricciotto Canudo no seu “Manifesto das Sete Artes e Estética da Sétima Arte”, publicado em 1923.

“Sem dúvidas que o cinema é uma  expressão artística e cultural de grande relevância e que, utilizada como recurso de aprendizagem, pode proporcionar ao indivíduo inúmeras possibilidades de conhecimentos”, observou Conceição.

#BibliotecaIndica: Dia do Cinema Brasileiro

Confira outras edições do #BibliotecaIndica

 

Logo TELEGRAM Rodapé Comunicação

 

Categorizado em 2021, Biblioteca, Notícias

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress