Museu Nacional seleciona estudantes para Programa de Iniciação Científica Jr 2021

De 28 de junho a 2 de julho, estudantes da 1ª e 2ª série do Ensino Médio podem participar da seleção para o Programa de Iniciação Científica (PIC) Jr do Museu Nacional. Serão oferecidas 28 vagas para estudantes do CPII, divididas entre as áreas de Antropologia, Botânica, Geologia e Paleontologia, Vertebrados, Invertebrados, Restauração e Conservação e Assistência ao Ensino. Devido à pandemia, da Covid-19 todo o processo seletivo será remoto.
O PIC Jr é uma parceria do Museu Nacional com o Colégio Pedro II, que teve início em 1999. O programa oferece a possibilidade dos estudantes terem um primeiro contato com práticas de pesquisas científicas, realizando estágios nos diferentes Departamentos, Laboratórios e Setores do Museu Nacional.
Saiba mais sobre as vagas e atividades do PIC Jr.
SELEÇÃO
Para se inscrever, os documentos solicitados são:
– Declaração atualizada de matrícula no CPII, onde conste a identificação do estudante, período letivo, série/ano, filiação, data de nascimento, assinatura e carimbo da instituição (deve ser requerida por email pela secretaria do campus);
– RG e CPF digitalizado.
– Formulário de inscrição preenchido (será disponibilizado aqui em breve)
Além de providenciar os documentos acima, o estudante interessado em participar deve comunicar ao SOEP do campus, por email, a intenção de participar da seleção.
A seleção será feita por meio de entrevista online, agendada pelo orientador do Museu Nacional.
O PIC JR
Os estudantes aprovados no PIC Jr 2021 devem dispor de 4h semanais para a realização das atividades de pesquisa no Museu Nacional. O estágio terá início de forma remota seguindo as condições sanitárias vigentes. Havendo mudança nas regras de distanciamento, a situação de cada local/laboratório/seção do estágio será avaliada e pode ser modificada. Isto será decidido em conjunto pelo Museu Nacional e o Colégio Pedro II, e, de acordo com as orientações das autoridades de saúde e coerência.
Assessoria de Comunicação –Colégio Pedro II