Exposição sobre o Egito Antigo é tema da 9ª edição do #BibilotecaIndica do HU2

Publicado em

arte Egito 1 Exposição virtual Egito A

A Biblioteca Professor João Baptista de Mello e Souza convida o público para conhecer nesta nona edição do Projeto #BibliotecaIndica a exposição virtual Egito Antigo: do cotidiano à eternidade.

Organizada pelo Centro Cultural Banco do Brasil, com o apoio do Ministério da Cidadania, conta com um conjunto de 140 peças que vieram do Museu Egípcio de Turim, na Itália, considerado um dos acervos egiptológicos mais importantes do mundo.

A exposição presencial percorreu as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília (onde está atualmente, aguardando a liberação das medidas sanitárias para voltar a ser aberta ao público).

Em virtude da pandemia de Covid-19, O CCBB disponibilizou uma versão virtual e gratuita da exposição, tendo como referência a que foi organizada na unidade carioca, em 2020.  

O tour virtual é narrado pelo curador, historiador e museólogo Pieter Tjabbes, sendo possível desativar a narração.  A exposição está dividida em 4 seções.

  1. Térreo – Nesta seção são apresentadas a Pirâmide de Guizé, a Estátua de Ramsés II e demais itens que  iniciam a apresentação da exposição.
  2. Vida cotidiana – Esta seção transporta o visitante para uma profunda imersão na vida e nos costumes de uma sociedade antiga, apresentando tumbas, imagens, adereços, além de outros itens relacionados ao Egito.
  3. Religião – Mostra a relação do povo egípcio com o sagrado, seu aspecto politeísta e ritos, sendo apresentados templos religiosos, a estátua da deusa Sekhmet, e demais representações religiosas do Egito Antigo. A estátua de Sekhmet possui quase dois metros de altura, pesando cerca de 500 toneladas e foi trazida ao Brasil em um avião cargueiro.
  4. Costumes funerários – Na última parte da exposição são retratados os ritos e a vida pós-morte pela ótica da civilização egípcia, que acreditava na preservação do corpo através da prática da mumificação (contém dados sobre a prática). É a seção onde são apresentados sarcófagos, múmias de animais e uma múmia humana, que é a grande atração da exposição.

Além de indicar a exposição, a edição preparada pela equipe da Biblioteca do Humaitá II também sugere outros conteúdos acerca do tema Egito Antigo, como os filmes: “O egipício” (1954), de Michael Curtiz,; “César e Cleópatra” (1945), de Gabriel Pascal, e o documentário “Egito – construindo um império”, produção History Channel. Todas as obras são completas e dubladas em português.

A edição finaliza com a sugestão de duas leituras: o catálogo da exposição Egito Antigo: do cotidiano à eternidade” e o livro “Egito Antigo”. 

Influências

“O Egito Antigo é de grande relevância para qualquer pessoa, principalmente para os estudantes, que em geral adquirem conhecimento sobre o tema em sala de aula. Mas herdamos muitos aspectos culturais da civilização egípcia, como nas ciências, com a matemática e a astronomia, além de hábitos, crenças religiosas, política entre outros”, ressaltou a chefe da Biblioteca do Humaitá II, Maria da Conceição Novaes Dias.

“São inúmeras influências da cultura egípcia no nosso cotidiano. Quem nunca ouviu falar das famosas e belíssimas pirâmides e suas múmias, do Rio Nilo e dos poderosos faraós. Vale a pena conhecer a história e a cultura dessa grande civilização que foi o Egito Antigo. Até hoje, as escavações acontecem e nos surpreendemos com novas informações”, opinou a bibliotecária.

 

#BibliotecaIndica: exposição virtual “Egito Antigo: do cotidiano à eternidade”.

Confira outras edições do #BibliotecaIndica

 

 

Logo TELEGRAM Rodapé Comunicação

Categorizado em 2020, 2021, Biblioteca, Notícias

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress