Trabalhos de estudantes do HU2 divulgados em vídeo do IMS-Rio

Publicado em

IMS-site

O Instituto Moreira Salles (IMS- Rio) divulgou um vídeo com trabalhos de História e Ciências Sociais realizados pelas estudantes Ana Luiza Auad, Beatriz Farias, Isadora Miranda e Juliana Paiva, do 8º ano do Campus Humaitá II. Os trabalhos integraram o Projeto interdisciplinar Nós da Cidade”,  realizado durante as atividades de acolhimento desenvolvidas de forma remota no campus no ano de 2020 pelas professoras Roberta Martinelli (História) e Clarissa Santos (Ciências Sociais).

O projeto foi desenvolvido a partir da proposta pedagógica online Território da Imagem, lançada em outubro de 2020 pela Equipe de Educação do IMS-Rio, e que tem por objetivo trabalhar a  imagem e memória na plataforma interativa ImagineRio. O site, que articula imagens do acervo IMS com o mapa da cidade, é um ponto de partida para se pensar o passado, o presente e o futuro dos territórios, apoiado no exercício de apropriação das narrativas e esforço imaginativo dos participantes. pela Equipe de Educação do instituto, que procurou refletir sobre diferentes aspectos da cidade do Rio de Janeiro.

https://www.youtube.com/watch?v=R5GfCRamf8A&t=5s

Plataforma 

“Nós estimulamos os alunos e alunas do 8º ano a explorarem livremente a plataforma interativa na temporalidade da primeira metade do século XIX e a escolherem imagens de espaços da cidade que guardassem alguma ligação afetiva. A partir das imagens, refletimos sobre as mudanças e permanências do espaço escolhido ao longo do tempo”, explicou Roberta Martinelli.

As professoras também propuseram aos estudantes que imaginassem quem eram as pessoas retratadas e criassem narrativas ficcionais dando vida às imagens. A percepção das desigualdades produzidas no regime escravagista e o que contariam para aquelas pessoas se pudessem viajar no tempo foram outras atividades propostas.

“Ficamos muito felizes com os resultados e com a possibilidade de propiciarmos uma viagem no tempo em um período de isolamento social devido à pandemia da Covid-19.  Agradecemos às estudantes Ana Luiza Auad, Beatriz Farias, Isadora Miranda e Juliana Paiva pelos belos trabalhos realizados e por terem disponibilizado para divulgação pela equipe educativa do IMS Rio”, ressaltou Roberta.

 

 

 

 

Logo TELEGRAM Rodapé Comunicação

Categorizado em 2020, História2, Notícias, Sociologia2

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress