Malba Tahan é o homenageado da 11ª edição do #BI do HU2

Publicado em

malba-tahan-site

A Biblioteca Professor João Baptista de Mello e Souza traz nesta 11ª edição do Projeto #BibliotecaIndica uma homenagem ao escritor, aluno e professor do Colégio Pedro II Julio Cesar de Mello e Souza, conhecido pelo pseudônimo “Malba Tahan”.

Embora não seja o Dia Nacional da Matemática, comemorado em 6 de maio, data de nascimento de Malba – instituída pela Lei Nº 12.835, de 26 de junho de 2013, para homenageá-lo – a Equipe da Biblioteca do Humaitá II não poderia esperar para trazer indicações incríveis para os leitores sobre o escritor.

Quadrinhos

A primeira dica é uma adaptação em quadrinhos do livro “O Homem que Calculava”, criada pelo programador visual Colégio Pedro II, e também artista gráfico, Marlon Tenório para o Festival Matemática do Colégio Pedro II – FESTMAT CP2, que aconteceu para celebrar o Biênio da Matemática 2017-2018.

A publicação apresenta os três primeiros capítulos do célebre livro de Malba Tahan. Além das revistas impressas pelo próprio colégio para distribuição gratuita entre os estudantes, existe ainda a versão digital dos quadrinhos.

 “O Marlon é um artista, muito talentoso. Foi uma grata surpresa descobrir em minhas pesquisas essa adaptação maravilhosa sobre a obra do Malba”, enfatizou Maria da Conceição Novaes Dias, chefe da Equipe da Biblioteca do campus.

Revista

A outra sugestão da equipe é a edição especial da revista Malba, produzida pelos estudantes de Licenciatura em Matemática do Instituto de Matemática e Estatística (IME) e do Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM), ambos da Universidade de são Paulo (USP).

Além de ser uma homenagem, a edição tem por objetivo resgatar a história do próprio autor de “O Homem que Calculava”, propondo desafios, jogos e problemas matemáticos. “É uma excelente dica para os nossos leitores e professores, podendo auxiliá-los com novas ideias no processo de ensino e aprendizagem da Matemática”, informou a bibliotecária.

Ainda segundo Conceição, a revista resgata informações sobre o escritor e se inspira no método do próprio Malba em seu famoso livro, no qual o calculista Beremiz Samir embarca nas mais diferentes aventuras, usando sempre a matemática para resolver diversos tipos de problemas e desafios.

Biografia

A Equipe da Biblioteca também selecionou outras dicas bacanas sobre o escritor, como o Site Oficial do Malba Tahan, onde é possível navegar por uma variedade de informações desse apaixonado pela matemática:  biografia, trajetória, vídeos, documentos, fotos, áudios etc.

“Visitando as maravilhas disponíveis no site, destacamos o que consideramos um achado muito precioso, que é o documento de matrícula de Malba Tahan do Colégio Pedro II, em 1911, na época do Internato”, contou a chefe da Equipe da Biblioteca.

 O site informa que o acervo do escritor é administrado pelo Centro de Memória da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desde 2010, sendo aberto para pesquisas acadêmicas e consulta pública.

Fica o convite para conhecer melhor o Malba, vale muito a pena navegar pela história desse gênio da matemática que tanto se dedicou ao ensino da disciplina de forma divertida, lúdica”, ressaltou Conceição.

Pseudônimo

Pensou que tinha acabado? A resposta é não! A edição traz ainda mais algumas informações e curiosidades sobre o escritor. Sabe por que ele adotou o pseudônimo Malba Tahan? O artigo publicado no site da Biblioteca Nacional Digital por Daniel Fernandes sob o título “História da Matemática, Júlio César de Mello e Souza, o mago dos números” esclarece essa pergunta. Não deixe de conferir.

O sobrenome Mello e Souza é muito familiar para o Humaitá II, em especial para a Biblioteca do colégio. O irmão de Malba, João Baptista de Mello e Souza, foi o primeiro diretor do campus, inaugurado em 1957. Em sua homenagem, a Biblioteca recebeu o nome do professor. E tem mais: a sobrinha de Malba Tahan, filha do diretor, Maria Thereza de Mello e Souza, foi a primeira bibliotecária do campus.

“Como bibliotecária, me sinto orgulhosa de estar ocupando o lugar que tem uma história e por onde passaram pessoas tão brilhantes. Fica o convite para nossos leitores e público em geral apreciarem a presente edição. Esperamos que gostem!”

A edição integra também dicas de leituras das principais obras de Malba Tahan. Confira:

CONHECENDO JULIO CESAR DE MELLO E SOUZA, O MALBA TAHAN

 

 Confira outras edições do #BibliotecaIndica

 

 

Logo TELEGRAM Rodapé Comunicação

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress