Equipe da Biblioteca do HU2 dedica 12ª edição do #BI ao Dia Nacional do Teatro

A Biblioteca Professor João Baptista de Mello e Souza traz nesta 12ª edição do Projeto #BibliotecaIndica o Dia Nacional do Teatro, comemorado em 19 de setembro. A data, além de homenagear uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade, nascida na Grécia antiga, contempla especialmente os artistas brasileiros que atuam na área.
Desde 2017, com a Lei 13.442 sancionada, a data passou a ser também o Dia Nacional do Teatro Acessível: Arte, Prazer e Direitos, a qual tem por objetivo apoiar as artes cênicas que oferecem práticas de acessibilidade física e comunicativa para as pessoas com deficiência.
Pensando em despertar o interesse e gosto do público, a biblioteca selecionou algumas dicas superlegais para celebrar a data, confira abaixo.
A primeira dica – É uma relação de 18 peças teatrais completas, as quais podem ser apreciadas de casa pelo YouTube: “Cócegas, uma peça de teatro que mistura drama e comédia, escrita e interpretada pelas atrizes Heloísa Périssé e Ingrid Guimarães; e “Paulo Gustavo Hiperativo”, Stand Up Comedy protagonizada e escrita pelo saudoso ator Paulo Gustavo; Integram a lista ainda “7 O Musical’, “A Bela e a Fera” , “A Noviça Rebelde”, “Avenida Q” , “Book of Mormon Parte 1 e 2”, “Diogo Almeida – Vida de Professor”, “ Floribella O Espetáculo Musical”, “Gypsy O Musical”, “Hair, O Despertar da Primavera”, “O Fantasma da Ópera”, “O Mágico de Oz”, “Ópera do Malandro”, “Os Miseráveis” o musical “Rent”.
A segunda dica – A biblioteca indica três escritores, expoentes do teatro brasileiro, e suas obras:
Nas três indicações, além da sinopse da obra, a edição traz uma breve biografia dos escritores, possibilitando ao leitor o acesso integral às informações por meio de links disponibilizados. “Cabe ressaltar que as obras indicadas já foram leituras obrigatórias no Campus, como o ‘O Auto da Compadecida’”, observa a chefe da Biblioteca do campus, Maria da Conceição Novaes Dias.
- Ariano Suassuna e sua obra prima “O Auto da Compadecida” – Foram selecionados três vídeos:
No primeiro vídeo (Canal Horizonte Ampliado), o próprio escritor relata para o público sua experiência quando estava escrevendo o livro “O Auto da Compadecida”. Segundo ele, na época recebeu em sua casa um dramaturgo tentando desmotivá-lo da escrita, afirmando que o teatro estava ultrapassado, criticando o nome dos personagens etc. “Vale muito a pena assistira esse vídeo, que serve de incentivo para seguirmos em frente e não desistirmos dos nossos sonhos. Ainda bem que o escritor não desistiu. Há anos, ‘O Auto da Compadecida’ é um sucesso além das páginas. No ano de 2000, o filme foi exibido nos cinemas de todo Brasil, a obra recebeu prêmios nas duas versões. O filme é um clássico do cinema nacional”, ressalta a bibliotecária.
Nos dois últimos vídeos (Canal Clube do Livro), a professora do curso de Letras da Unisinos Martha D. de Andrade Silva fala um pouco sobre o autor e a obra “O Auto da Compadecida”.
- Dias Gomes e sua obra de sucesso “O Pagador de Promessas” – Escrita nos anos 60, foi adaptada para o cinema e para a TV. A biblioteca selecionou um vídeo (Canal Museu TV) com o depoimento de Dias Gomes para a Pró-TV/Museu da Televisão Brasileira, concedido em 27 de novembro de 1998. No vídeo o autor fala sobre a sua incrível trajetória.
- Nelson Rodrigues e a sua obra o “Teatro completo” – Esta obra configura a imagem do renovador da dramaturgia brasileira moderna. “Havia um teatro no Brasil antes e outro depois de Nelson Rodrigues. O escritor revolucionou o teatro com as peças “Vestido de Noiva”, “Boca de Ouro”, “A Falecida”, “Toda Nudez Será Castigada”, entre outras.
A biblioteca também selecionou um vídeo (Canal TV Cultura), no qual o escritor fala sobre o teatro e suas obras.
A terceira dica – É o Projeto Livro Livre “… uma iniciativa que propõe o compartilhamento, livre e gratuito, de obras literárias já em Domínio Público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, especialmente o livro em seu formato Digital”, segundo explica o editor digital do projeto Iba Mendes.
Com variedade de gêneros, o site reúne obras de literatura em geral, incluindo o teatro nacional e o estrangeiro. Alguns livros encontram-se no formato audiolivro. Vale a pena conferir!
“A presente edição é um convite ao público a embarcar numa viagem ao mundo da imaginação, da fantasia, através de personagens e enredos, muitos assemelham-se ao nosso cotidiano. Em moda, os Stand-up retratam nossos hábitos e costumes, com os quais nos identificamos e daí são risadas garantidas. O teatro nos dá essa possibilidade de despertar sentimentos e emoções, seja por meio dança, música, comédia, drama, monólogos, Stand-up comedy ou outra vertente e/ou espetáculo. O mais importante é a arte, a genialidade dos artistas, a cultura brasileira difundida a quem possa apreciar”, destaca Conceição.
#BIHU2 apresenta: Dia Nacional do Teatro
Confira outras edições do #BibliotecaIndica