Dia do Aposentado CPII: uma homenagem do HU2 a Liana Genes

Publicado em

Capa blog Liana 2

Por conta da pandemia da Covid-19, não teremos um evento no Campus Humaitá II para homenagear os servidores que se aposentaram nos últimos 12 meses.

Como aconteceu em 2020, a homenagem aos colegas que se aposentaram será através de matérias para relembrar a trajetória desses profissionais pelo Colégio Pedro II.

Durante o mês de setembro divulgaremos algumas dessas matérias.

Mas antes de apresentar nossa primeira homenageada, seguem algumas informações sobre o Dia do Aposentado CPII:

A celebração institucionalizada pela Reitoria, com a publicação da Portaria Nº 514/2017, para homenagear os serviores aposentados e reconhecer os esforços daqueles que fizeram parte da história da instituição.

A primeira cerimônia aconteceu em 2017, apenas na Reitoria do colégio. Em 2018, os eventos também se estenderam aos campi.

No Humaitá II já foram realizadas duas cerimônias:

Humaitá II reúne servidores aposentados em cerimônia descontraída

Humaitá II homenageia servidores aposentados em cerimônia marcada pela emoção

Liana Genes

A primeira a ser homenageada pelo Campus Humaitá II é a enfermeira Liana Genes. Ela começou a trabalhar no Gabinete de Saúde do campus em novembro de 1984, depois de se formar em Enfermagem no ano anterior pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Mas a história da Liana com o Colégio Pedro II é muito mais antiga. Ela é filha de professores do Colégio: Dora Waga Genes, que lecionava Matemática no campus, e Moysés Genes, professor de Desenho Geométrico, tendo sido coordenador da disciplina por 16 anos, além de assistente da Direção-Geral e diretor do Humaitá II por oito anos.

Moysés também foi aluno do CPII – ele ingressou na instituição em 1936, na então 4ª série ginasial – e é um dos Alunos Eminentes Homenageados pelo colégio.

Liana se aposentou em julho passado e conta que, nesses 36 anos, só trabalhou no Humaitá II e sempre no Gabinete de Saúde.

Amizade

Apesar de ter se aposentado há poucos meses, Liana já lembra com saudades de antigos colegas de trabalho. Alguns ela vai levar para a vida toda.

Uma dessas colegas foi a médica Monica Bichmacher, que ela conhecia desde a adolescência.  “A Monica é minha amiga desde os 14 anos. Eu fui da turma da irmã dela no antigo científico. Somos amigas até hoje”, conta a enfermeira.

Os médicos com quem Liana já trabalhou no passado André Volshan e Francisco Albanesi, já morto, e a técnica de Enfermagem Catarina, também são lembrados com carinho pela servidora, que conta já sentir falta da “Rozi, técnica de Enfermagem, e da Michelle, médica do Campus Humaitá I, minhas grandes amigas e parceiras para todas as horas, e do doutor Sérgio, com quem trabalhei por pouco tempo, mas é um ótimo colega”.

Liana também faz questão de lembrar de servidores do campus que fizeram parte da sua vida nos últimos tempos. “Quero agradecer o carinho a todos da Direção, a minha chefe Roséte, à Regininha e à Olga; às diretoras Soraya, Claudia, Cristina; ao Fábio e à Denise, da Comunicação, à Lorena, do Setor de Pessoal; à nutricionista Fabiana, à assistente de alunos Terezinha, à Cris Paranhos, da Assistência Estudantil, aos colegas da Prefeitura: José Luiz, Amarante, Christian e à Priscila, que foi para Israel…”

“Também não posso me esquecer do Luiz, que nos deixou este ano.” Liana se refere ao servidor Luiz Almério, que morreu em fevereiro de 2021.

“Têm tanta gente com quem já trabalhei, mas não dá para falar de todos. Mas quero que saibam que estão guardados no meu coração”, ressaltou Liana.

Pandemia

Como ainda estamos vivendo uma pandemia, no momento Liana sai pouco de casa. “Não vejo a hora de tomar coragem e começar a frequentar o clube, para poder pegar um solzinho e nadar.” Ela conta que enquanto não retoma sua vida fora de casa, está fazendo cursos on-line, inglês e hebraico, e ginástica, assistindo a muitas séries, entre outras atividades.

“Quando voltarmos ao normal, pretendo viajar”, comentou. No momento, Liana apenas sai do Rio para ir a Teresópolis, onde tem casa desde os 10 anos de idade.

 Homenagem

Apesar de não podermos homenagear os servidores aposentados como uma cerimônia por conta da pandemia da Covid-19, nem por isso deixaremos de fazer uma surpresa para nossos colegas. Para a Liana, segue abaixo um depoimento emocionado da chefe de Gabinete da Direção, Roséte Andrade:

“Foi com surpresa que recebi a notícia da aposentadoria da Liana Genes, uma vez que ela ama o Colégio, em especial o Campus Humaitá II. Imagino que o afastamento do colégio imposto pela pandemia a ajudou a perceber que estava pronta para seguir com outros projetos. O CPII e o Humaitá II, em particular, estão muito presentes em sua vida. Seus pais foram professores do colégio e Liana teve a alegria de atuar no Humaitá II quando seu pai foi diretor. É uma vida inteira de CPII! Trabalhei com Liana nesses últimos cinco anos. Foi uma das primeiras servidoras a me acolher no campus. Sou muito grata pelo acolhimento e parceria. Liana é uma daquelas servidoras que se importam com o colégio, que atua com zelo e competência. Desejo que possa se orgulhar da caminhada no CPII e que as boas memórias, os projetos desenvolvidos, as amizades construídas, as vidas que alcançou com seu trabalho e atenção enriqueçam sua bagagem e alimentem a caminhada que ela terá pela frente. Muita alegria no seu caminho Liana.”

Self feita em 2020 no dia do seu aniversário, 23 de abril

Picture 1 of 12

 

Logo TELEGRAM Rodapé Comunicação

 

Categorizado em Ano letivo 2021, Notícias

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress