Dia do Aposentado CPII – uma homenagem do HU2 a Tânia Boffoni

Publicado em

Tania blog

Por conta da pandemia da Covid-19, não teremos um evento no Campus Humaitá II para homenagear os servidores que se aposentaram nos últimos 12 meses.

Como aconteceu em 2020, a homenagem aos colegas que se aposentaram será através de matérias para relembrar a trajetória desses profissionais pelo Colégio Pedro II.

Durante o mês de setembro divulgaremos algumas dessas matérias.

Mas antes de apresentar  mais uma homenageada, seguem algumas informações sobre o Dia do Aposentado CPII:

A celebração institucionalizada pela Reitoria, com a publicação da Portaria Nº 514/2017, para homenagear os serviores aposentados e reconhecer os esforços daqueles que fizeram parte da história da instituição.

A primeira cerimônia aconteceu em 2017, apenas na Reitoria do colégio. Em 2018, os eventos também se estenderam aos campi.

No Humaitá II já foram realizadas duas cerimônias:

Humaitá II reúne servidores aposentados em cerimônia descontraída

Humaitá II homenageia servidores aposentados em cerimônia marcada pela emoção

Tânia Boffoni

A professora de Matemática Tânia Maria Boffoni Simões de Faria teve uma trajetória bem longa no Colégio Pedro II: das salas de aulas  da Educação Básica, passando pela chefia de departamento à Educação a Distância e pós-graduação.

Tânia, por sinal, ainda não saiu definitivamente do colégio. Apesar de ter se aposentado em junho deste ano, até o ano que vem ela continua como professora voluntária do Mestrado Profissional em Matemática em rede nacional (Profmat-CPII), curso de pós-graduação que ela ajudou a implantar no Colégio Pedro II.

Trajetória

Graduada em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Matemática Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), Tânia ingressou no Colégio Pedro II em 1987, inicialmente na então Unidade São Cristóvão,  que depois foi desmembrada em duas unidades e hoje são os Campi São Cristóvão II e III.

Em 1990, a professora foi transferida para Unidade Escolar Humaitá II, atual Campus Humaitá II, onde lecionou até 2013. No Humaitá II, ela foi coordenadora da Equipe de Matemática durante 13 anos.

Festmat-CPII

Em 2014, já na gestão Oscar Halac, Tânia foi eleita chefe do Departamento de Matemática, cargo que ocupou até 2018.  Além do Profmat-CPII, outra grande realização da docente durante sua passagem pelo departamento foi a realização do Festival da Matemática do Colégio Pedro II, o Festmat-CPII,  planejado para acontecer em consonância com o Biênio da Matemática 2017/2018.

Foram realizados eventos em oito campi do Colégio Pedro II, no período de 2018/2019, reunindo alunos e professores do colégio e de outras instituições de ensino, da Educação Básica e superior.

Foi na sua gestão também que o colégio passou a participar de olimpíadas internacionais, como a Asian International Mathematical Olympiads (AIMO) e a Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras (OIMSF).

EAD

Depois que deixou chefia de departamento, Tania foi cedida à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (Propgpec), onde atuou como coordenadora do setor de Educação a Distância (EAD) para ações no Ensino Básico, função na qual se aposentou.

Planos para o futuro? Tania conta que já está planejando muitas viagens e curtir bastante sua família.

Homenagem

Apesar de não podermos homenagear os servidores aposentados como uma cerimônia por conta da pandemia da Covid-19, nem por isso deixaremos de fazer uma surpresa para nossos colegas. Christine Sertã, professora de Matemática do Humaitá II dedicou algumas palavras para homenagear a amiga:

“Tânia trabalhou comigo no Humaitá II desde que entrei no CPII em 1992. Fomos colegas de campus e dividimos a disciplina em muitas ocasiões. Ela foi minha coordenadora no Humaitá II e depois chefe do Departamento de Matemática e parceira em programas de pós-graduação do colégio.

Dividimos alegrias, conhecimentos, angústias e experiências. Passamos por vários momentos juntas no colégio e na vida e construímos, sem dúvida, uma sólida amizade.

Neste momento da sua aposentadoria preciso destacar o quanto que ela contribuiu com

  • Cada aluno, no seu olhar cuidadoso e carinhoso para cada um;
  • Cada professor, no seu modo de se colocar no lugar do outro;
  • Cada equipe que coordenou, na forma como deu voz a todos;
  • Todo o departamento de Matemática, abrindo várias portas como o Festmat, o Profmat, a especialização em Matemática;
  • O CPII como um todo, nos campos pedagógico e administrativo, que sempre esteve e está em seu coração.

Minhas palavras vêm em tom de homenagem a alguém que, tenho certeza, construiu uma trajetória de muita dedicação e muitas conquistas, muito trabalho e muitos sorrisos, sempre visando colaborar com uma educação pública de qualidade e para todos.”

 

Com as professoras de Matemática Christine Sertã, Regina e Rachel Bergman

Picture 1 of 9

 

 

Logo TELEGRAM Rodapé Comunicação

Categorizado em Ano letivo 2021, Notícias

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress