Professor de Sociologia do HU2 participa de livro sobre a pandemia da Covid-19

Publicado em

Lier

 

O professor de Sociologia do Campus Humaitá II Lier Pires é um dos autores do livro “Retratos da Pandemia”, que reúne textos de profissionais de diferentes áreas e campos de atuação, interessados em refletir sobre o atual momento pandêmico.

Lier é um dos organizadores do livro junto com os também professores Gilberto Vianna, da Escola Superior de Guerra (ESG), e Pedro Castelo Branco, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ).

Escrita no período mais denso da pandemia da Covid-19, a obra é tanto um registro histórico dos tempos atuais e um esforço de resiliência de cada um dos autores em face das novas realidades impostas pelo coronavírus.

“Trata-se de uma obra multidisciplinar na qual diferentes profissionais refletem sobre as angústias, dores e perdas que ainda marcam esse difícil período da história do Brasil e do mundo”, explica Lier, que também é professor do Programa de  Residência Docente do Colégio Pedro II (PRD/CPII) e leciona  no curso de Especialização em Ciências Sociais e Educação Básica e nas Licenciaturas Integradas em Humanidades.

Think tank

Os organizadores são membros do Laboratório de Estudos Políticos de Defesa e Segurança Pública (LEPDESP), think tank formado pelos esforços cooperativos entre o IESP/UERJ e a ESG. O livro surge como um “retrato multifacetado e multidimensional dessa dolorosa realidade global, assumindo uma posição firme em defesa da vida e da dignidade da pessoa humana”, segundo o sociólogo, que também é pesquisador do IESP/UERJ.

No rol de ‘retratistas’ que participam do livro estão sociólogos, juristas, cientistas políticos, jornalistas, profissionais da saúde, militares, assistentes sociais, historiadores e outros, do Brasil e do exterior, vinculados a instituições públicas e privadas, “que produziram uma obra ao mesmo tempo plural e identitária, que, se em alguns momentos pode assumir um tom subjetivista ou confessional, em outros irá soar claramente como um grito de alerta, libertação ou revolta”, comentou Lier.

Fotografias

O livro conta com 15 capítulos, “fotografias bastante lúcidas sobre a vida em tempos de pandemia”, segundo Lier,  reunidos em três partes:  “Poder e Política no Contexto da Pandemia”, que trata das relações de poder inerentes aos estudos políticos; “Sociedade e Saúde Pública”, com reflexões sobre diferentes dimensões societais no contexto da pandemia do novo coronavírus; e “Vivências internacionais e experiências de vida”, que traz estudos sobre dois diferentes países, Portugal e China, bem como duas importantes experiências de vida.

Confira a apresentação sobre o livro escrita pelo professor Lier Pires.

 

Retratos-da-Pandemia-autores (2)

 

Veja mais…

Professor de Sociologia do HU2 publica artigos em revistas especializadas

Professor do HU2 publica artigo sobre anulabilidade do casamento quando do cônjuge transgênero

 

Logo TELEGRAM Rodapé Comunicação

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress