#BI do HU2 faz homenagem a Luis Fernando Verissimo

Publicado em

Luis Fernando Verissimo

A Biblioteca Professor João Baptista de Mello e Souza traz nesta 13ª edição do Projeto #BibliotecaIndica   uma homenagem ao escritor, jornalista, tradutor, roteirista de programas para televisão e músico Luis Fernando Verissimo.  Nascido em Porto Alegre, em 26 de setembro de 1936,  é filho do escritor Érico Verissimo e conhecido por seus contos e crônicas de humor, entre elas as que deram origem ao livro “O Analista de Bagé”.

Além de homenagear o escrtiror gaúcho pelo seu aniversário, a intenção da equipe da Biblioteca do Humaitá II é apresentar mais um autor brasileiro contemporâneo e despertar no público o interesse  pela leitura.

Uma breve biografia do escritor, escrita e em áudio, abre o texto. Nela o leitor poderá, por meio dos links, buscar mais informações sobre a trajetória do escritor. Em seguida, a equipe faz indicações de leituras, começando pela mais famosa das obras: “Todas as histórias do analista de Bagé”, publicada pela primeira vez em 1981 e lançada na Feira do Livro de Porto Alegre. A obra tornou-se um fenômeno de vendas em todo o território nacional; sua primeira edição esgotou-se em dois dias.

Constam ainda entre as dicas “Os espiões”, “Comédias para ler na escola”, “As mentiras que os homens contam” (2000) e “O melhor das comédias da vida privada”. Nesta última, o escritor escolheu suas histórias preferidas do livro que se tornou um clássico do humor brasileiro nos anos 90, em uma seleção imperdível que inclui 35 novas crônicas. “A obra foi publicada originalmente em 1994, sob o título ‘Comédias da Vida Privada’, sucesso das páginas que se transformou em série de TV, consolidando o talento de Luis Fernando Verissimo como cronista sagaz do cotidiano brasileiro”, ressaltou Maria da Conceição Novaes Dias, chefe da Equipe da Biblioteca do Humaitá II.

A última sugestão de leitura é o livro  ‘As mentiras que as mulheres contam” (2015),  que ficou em segundo lugar na categoria Contos e Crônicas do Prêmio Jabuti de  2016.  Segundo o autor,  o livro  é uma resposta  a outra obra de sua autoria, “As mentiras que os homens contam”,  publicada em 2000.

A 13ª edição  do #BI apresenta ainda uma lista completa da produção literária do escritor Luis Fernando Verissimo.

“É admirável o talento do escritor, como ele produziu ao longo dos anos, além das crônicas e contos, romances, novelas, relatos de viagens, cartoons e quadrinhos,  e criou também personagens famosos como Ed Mort, Velhinha de Taubaté, Analista de Bagé, As Cobras, Família Brasil e Dora Avante”, ressaltou a bibliotecária.

Vídeos

A edição finaliza com a seleção e indicação de três vídeos com depoimentos do escritor sobre sua trajetória e  criações artísticas e literárias. “Nada melhor que o criador apresentar suas criações, seus depoimentos são muito interessantes. Em uma das suas falas, no primeiro vídeo, Veríssimo destaca a importância de aproximar o escritor do leitor,  reconhece que os professores têm feito isso bastante e muito bem, levando os autores às escolas. Ele  ressalta ainda que, muitas vezes, aceitou convites  para colaborar nesse sentido, por considerar uma ação positiva para a promoção da leitura. Por fim, o autor afirma ainda que  ‘o importante é a gente criar o gosto pela leitura, incentivar o adolescente ou criança a descobrir que o livro e leitura é uma coisa boa, prazerosa e a partir daí ele vai descobrir o livro e vai ler’”, comentou Conceição.

No primeiro vídeo (Canal Sempre Um Papo):  o escritor Luis Fernando Veríssimo dá uma entrevista ao Programa  “Sempre Um Papo”, em 2008. O escritor fala sobre sua trajetória e criações literárias;

No segundo vídeo (Canal Drauzio Varella): Drauzio Varella entrevista Luis Fernando Verissimo, um dos maiores cronistas do Brasil, em uma das raras entrevistas que cedeu nos últimos tempos, fala sobre sua carreira e sua paixão pelo jazz;

 No terceiro vídeo (Canal Sesc TV): Luis Fernando Verissimo dá entrevista ao Programa Super Libris. O escritor conta sobre as suas criações de humor.

“Em minhas pesquisas sobre o escritor Luis Fernando Verissimo pude observar o  quanto o autor é simples e ao mesmo tempo talentoso, genial, dono de uma extensa produção literária, um grande mestre das palavras, que com com  leveza e uma pitada de humor registra em suas obras o cotidiano como ninguém.  Um grande cronista, admirável, vale muito a pena a leitura!”, incentiva a bibliotecária.

#BibliotecaIndica – Luis Fernando Veríssimo

Confira outras edições do #BibliotecaIndica

Logo TELEGRAM Rodapé Comunicação

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress