#BI do HU2 dedica 14ª edição ao Dia Nacional da Leitura e aos autores aniversariantes de outubro

Pela segunda vez a Biblioteca Professor João Baptista de Mello e Souza dedica uma edição ao Dia Nacional da Leitura, comemorado em 12 de outubro. A data foi instituída pela Lei nº 11.899, de 8 de janeiro de 2009, que também prevê a celebração da Semana Nacional da Leitura e da Literatura no Brasil.
“O objetivo desta data é incentivar a prática da leitura entre jovens e adultos. A leitura é essencial para a formação do senso crítico, estimulando a criatividade, imaginação e enriquecendo o vocabulário dos leitores”, diz o texto da lei.
Para celebrar a data, a Equipe da Biblioteca do Campus Humaitá II escolheu para a presente edição, a 14ª deste ano, sete autores da arte literária brasileira, todos aniversariantes do mês de outubro.
1-Mário de Andrade (Macunaíma e Amar, Verbo Intransitivo) – 9 de outubro de 1893
2- Fernando Sabino (O menino no espelho e Cara ou Coroa? – Infantil) – 12 de outubro de 1923
3- Dias Gomes (Pagador de promessas e O Santo inquérito) – 19 de outubro 1922
4-Vinicius de Moraes (Os sonetos e Poemas esparsos) – 19 de outubro 1913
5- Graciliano Ramos (Vidas secas e São Bernardo) – 27 de outubro de 1892
6-Carlos Drummond de Andrade (Antologia poética e vou crescer assim mesmo: poemas sobre a infância – Infantil) – 31 de outubro de 1902
7- Ziraldo (O menino maluquinho e O Livro das mágicas do Menino Maluquinho – Infantil) – 24 de outubro de 1932
Os autores foram escolhidos também por serem contemporâneos do contexto do turbulento século XX, segundo a servidora da Biblioteca Marcia dos Olmos Fagundes. “Esses autores vivenciaram os movimentos políticos nacionais e internacionais que transformaram nações no fluxo da história e assim oferecem um panorama de alguns dos aspectos mais significativos daquela época que refletiram na vida dos brasileiros, utilizando-se de suas estéticas em obras já laureadas na nossa rica Literatura Brasileira, e que esta edição vem apresentar para fruição dos nossos estimados leitores do século XXI”, explicou Marcia
Ainda segundo a servidora, as indicações literárias desta edição expressaram as inquietudes dos homenageados frente a realidades, por meio da criação de suas personagens e os conflitos existenciais nos aspectos regionalistas brasileiros, interioranos e urbanos, como também no aspecto das adversidades intimistas, com sondagem psicológica.
Vídeos
Além das indicações literárias, a edição traz biografias, vídeos, documentários com depoimentos e entrevistas dos escritores, uma discografia completa que cobre a trajetória do escritor e compositor Vinícius de Moraes, assim como ele próprio declamando seus sonetos, “Soneto de separação” e o “Soneto de fidelidade”.
“Uma ótima notícia dada pelo Site G1(em 26/04/2010) é a possibilidade de acesso à obra de Vinicius de Moraes na internet. Por lei, só em 2040 o acervo será de domínio público, mas a família do poeta autorizou a divulgação dos livros pelo site da Biblioteca Brasiliana da USP neste ano, quando são celebrados 30 anos da morte de Vinicius”, informou a chefe da Equipe da Biblioteca Maria da Conceição Novaes Dias.
#BibliotecaIndica:Dia Nacional da Leitura
Confira outras edições do #BibliotecaIndica