#BI do HU2 dedica 14ª edição ao Dia Nacional da Leitura e aos autores aniversariantes de outubro

Publicado em

Dia nacional da leitura 1

Pela segunda vez a Biblioteca Professor João Baptista de Mello e Souza dedica uma edição ao Dia Nacional da Leitura, comemorado em 12 de outubro. A data foi instituída pela Lei nº 11.899, de 8 de janeiro de 2009, que também prevê a celebração da Semana Nacional da Leitura e da Literatura no Brasil.

“O objetivo desta data é incentivar a prática da leitura entre jovens e adultos. A leitura é essencial para a formação do senso crítico, estimulando a criatividade, imaginação e enriquecendo o vocabulário dos leitores”, diz o texto da lei.

Para celebrar a data, a Equipe da Biblioteca do Campus Humaitá II escolheu para a presente edição, a 14ª deste ano, sete autores da arte literária brasileira, todos aniversariantes do mês de outubro.

1-Mário de Andrade (Macunaíma e Amar, Verbo Intransitivo) – 9 de outubro de 1893

2- Fernando Sabino (O menino no espelho e Cara ou Coroa? – Infantil) – 12 de outubro de 1923

3- Dias Gomes (Pagador de promessas e O Santo inquérito) – 19 de outubro 1922

4-Vinicius de Moraes (Os sonetos e Poemas esparsos) – 19 de outubro 1913

5- Graciliano Ramos (Vidas secas e São Bernardo) – 27 de outubro de 1892

6-Carlos Drummond de Andrade (Antologia poética e vou crescer assim mesmo: poemas sobre a infância – Infantil) – 31 de outubro de 1902

7- Ziraldo (O menino maluquinho e O Livro das mágicas do Menino Maluquinho – Infantil) – 24 de outubro de 1932

Os autores foram escolhidos também por serem contemporâneos do contexto do turbulento século XX, segundo a servidora da Biblioteca Marcia dos Olmos Fagundes. “Esses autores  vivenciaram os movimentos políticos nacionais e internacionais que transformaram nações no fluxo da história e assim oferecem um panorama de alguns dos aspectos mais significativos daquela época que refletiram na vida dos brasileiros, utilizando-se de suas estéticas em obras já laureadas na nossa rica Literatura Brasileira, e que esta edição vem apresentar para fruição dos nossos estimados leitores do século XXI”, explicou Marcia

Ainda segundo a servidora, as indicações literárias desta edição expressaram as inquietudes dos homenageados frente a realidades, por meio da criação de suas personagens e os conflitos existenciais nos aspectos regionalistas brasileiros, interioranos e urbanos, como também no aspecto das adversidades intimistas, com sondagem psicológica.

Vídeos

Além das indicações literárias, a edição traz biografias, vídeos, documentários com depoimentos e entrevistas dos escritores, uma discografia completa que cobre a trajetória do escritor e compositor Vinícius de Moraes, assim como ele próprio declamando seus sonetos, “Soneto de separação” e o “Soneto de fidelidade”.

“Uma ótima notícia dada pelo Site G1(em 26/04/2010) é a possibilidade de acesso à obra de Vinicius de Moraes na internet. Por lei, só em 2040 o acervo será de domínio público, mas a família do poeta autorizou a divulgação dos livros pelo site da Biblioteca Brasiliana da USP neste ano, quando são celebrados 30 anos da morte de Vinicius”, informou a  chefe da Equipe da Biblioteca Maria da Conceição Novaes Dias.

 

#BibliotecaIndica:Dia Nacional da Leitura

 

Confira outras edições do #BibliotecaIndica

 

 

Logo TELEGRAM Rodapé Comunicação

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress