Décima quinta edição do #BI faz homenagem ao Dia Nacional do Livro

A Biblioteca Professor João Baptista de Mello e Souza apresenta nesta 15ª edição do Projeto #BibliotecaIndica, em homenagem ao Dia Nacional do Livro, uma relação de títulos novos com edições atualizadas adquiridos para a biblioteca, por meio de compra, neste período da pandemia.
Dentre os novos títulos, a Equipe da Biblioteca do Humaitá II selecionou dez títulos de autores nacionais, os quais contemplam a data homenageada.
O Dia Nacional do Livro é destinado às comemorações em âmbito nacional, sendo instituído em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, em 1810, pela Coroa Portuguesa. Na época, D. João VI trouxe para o Brasil milhares de peças da Real Biblioteca Portuguesa, dando início à Biblioteca Nacional do Brasil (fundada em 29 de outubro de 1810).
Diante de tantas maravilhas recebidas e considerando uma homenagem ao livro e à leitura, a Equipe da Biblioteca ampliou a seleção incluindo sete títulos de autores estrangeiros que se somam aos dez nacionais, compartilhando também com o público as novas aquisições de modo geral – alguns títulos são sugestões dos próprios usuários da Biblioteca.
Destaca-se que o Decreto nº 84.631, de 9 de abril de 1980, institui a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, com início no dia 23 de outubro e término no dia 29 do mesmo mês, data esta consagrada e instituída pela Lei 5.191, de 18 de dezembro de 1966 como o Dia Nacional do Livro.
A Equipe da Biblioteca informa que a obra completa de Machado de Assis e Aluísio Azevedo encontra-se disponível no Portal Domínio Público.
“Marcar o Dia Nacional do Livro com as novas aquisições da Biblioteca, selecionar os títulos pensando nos leitores, nas suas sugestões e na importância da leitura, é ter a certeza de que estamos promovendo o acesso ao conhecimento e contribuindo de alguma forma para o desenvolvimento cultural e intelectual dos indivíduos. Mais importante que os livros está a leitura, e a proposta aqui que é o incentivo à leitura, é mediar o encontro com os livros, seja de forma física ou digital”, ressaltou a chefe da Biblioteca do campus, Maria da Conceição Novaes Dias.
“Esperamos que nossos leitores apreciem a seleção de títulos, parte das novas aquisições da Biblioteca, e aproveitem as dicas de leitura. Assim que for possível, juntos celebraremos o tão esperado encontro com os livros na Biblioteca. Lembramos que o Dia do Livro é todos os dias!”, destaca Conceição.
Títulos selecionados de autores nacionais:
- MÁRIO DE ANDRADE,1893-1945 – BOX COM PAULICEIA DESVAIRADA, MACUNAÍMA,CONTOS NOVOS E AMAR, VERBO INTRANSITIVO
- MACHADO DE ASSIS – DOM CASMURRO
- ALUÍSIO AZEVEDO – O CORTIÇO
- LYGIA BOJUNGA – OS COLEGAS
- PAULO FREIRE (Patrono da Educação) – PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
- CAROLINA MARIA DE JESUS- QUARTO DE DESPEJO: DIARIO DE UMA FAVELADA
- ORLANDO NILHA – CONCEIÇAO EVARISTO
- FRANCHINI – AS 100 MELHORES LENDAS DO FOLCLORE BRASILEIRO
- DJAMILA RIBEIRO – LUGAR DE FALA
- CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE – ANTOLOGIA POÉTICA
Títulos selecionados de autores estrangeiros:
- ROBIN DIANGELO – NAO BASTA NAO SER RACISTA, SEJAMOS ANTIRRACISTAS
- PLATÃO – O MITO DA CAVERNA
- JANE AUSTEN – ORGULHO E PRECONCEITO
- JOSÉ SARAMAGO – ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA
- VICTORIA AVEYARD – TRONO DESTRUÍDO: COLETANEA DEFINITIVA DA SERIE A RAINHA VERMELHA
- MALALA YOUSAFZAI – EU SOU MALALA: A HISTORIA DA GAROTA QUE DEFENDEU O DIREITO A EDUCAÇAO E FOI BALEADA PELO TALIBÃ
- ERNEST HEMINGWAY – O VELHO E O MAR
Referências
https://www.bn.gov.br/es/node/2323
https://www.calendarr.com/brasil/dia-nacional-do-livro/
http://www.planalto.gov.br/cCivil_03/LEIS/1950-1969/L5191.htm
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Atos/decretos/1980/D84631.html
https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/a-nivel-ou-nivel-de.htm
#BIHU2 apresenta: Dia Nacional do Livro
Confira outras edições do #BibliotecaIndica