Professor de Sociologia do HU2 lança livro sobre escolas e teorias de Relações Internacionais

Publicado em

Convite-Lançamento-Livro-Relações-Internacionais

 

O professor de Sociologia do Humaitá II Lier Pires Ferreira acaba de lançar mais um livro:  “Escolas e Teorias de Relações Internacionais”. O lançamento aconteceu nesta quarta-feira, 8 de dezembro, no tradicional restaurante La Fiorentina, na Praia de Copacabana.

Lier é um dos organizadores da obra junto com os professores Christiane Romêo (IBMEC e FGV) e Ricardo Weber (ILCT/UFF). Ele é o autor do capítulo 11, intitulado  “A teoria crítica nas relações internacionais”.

“Escolas e Teorias de Relações Internacionais” é uma abordagem didática, voltada privilegiadamente para os cursos de Relações Internacionais, Direito, Economia, Comércio Exterior e Ciências Sociais.

No livro, os autores se defrontaram com os desafios de apresentar diferentes tradições intelectuais e o desafio de produzir um manual didático, claro, objetivo e direto que seja um recurso valioso aos professores e alunos do Brasil e demais países de língua portuguesa.

Os autores são profissionais com ampla vivência em sala de aula no ensino da Teoria das Relações Internacionais, o que lhes permitiu apresentar a essência do pensamento de diferentes escolas, teorias e autores, numa linguagem ao mesmo tempo acessível e cientificamente relevante.

A obra é destinada a docentes, estudantes e demais interessados em compreender os grandes desafios e dilemas da ordem internacional, fundamental no mundo contemporâneo. Além disso, a leitura pode ser um aprendizado agradável, acessível e enriquecedor, segundo os organizadores.

Destaque

Um dos destaques do livro é capítulo “A teoria da dependência e o enfoque do sistema mundial”, escrito por Theotônio dos Santos (1936-2018). Economista mineiro e Professor emérito da Universidade Federal Fluminense, Theotônio era um dos principais expoentes globais da Teoria da Dependência.

“Theotônio fundou seus estudos em versões não dogmáticas do marxismo, sendo um autor essencial para pensar as relações centro x periferia, desenvolvimento x subdesenvolvimento, no contexto do mundo pós-II Grande Guerra”, ressaltou Lier.

Segundo professor, o compromisso anteriormente firmado com  o livro foi postumamente cumprido por sua viúva, a professora Monica Bruckmann (IFCS/UFRJ).

Pandemia

Em novembro, Lier também participou do lançamento de outro livro que organizou e também é um dos autores: “Retratos da Pandemia”, um registro histórico dos tempos atuais e um esforço de resiliência de cada um dos autores em face das novas realidades impostas pelo coronavírus.

Lier é também professor do Programa de  Residência Docente do Colégio Pedro II (PRD/CPII) e leciona  no curso de Especialização em Ciências Sociais e Educação Básica e nas recém-criadas Licenciaturas Integradas em Humanidades.

 

 

Capa-Livro-Lier (2)

 

Logo TELEGRAM Rodapé Comunicação

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress