Cientistas participam de encontro com Meninas Olímpicas do IMPA

Priscila Belota, responsável pelo Meninas Olímpicas no HU2, e a integrantes do projeto que está em sua segunda edição no campus
As alunas do Humaitá II que participam da segunda edição do Projeto Meninas Olímpicas do IMPA receberam nesta quinta-feira, 5 de maio, as cientistas Tamires Almeida e Juliana Oliveira. As duas falaram sobre suas jornadas como cientistas durante o 2° Mulheres em STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics ou Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em português).

Tamires tem bacharelado em Química pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), mestrado em Engenharia Química e é doutoranda em Química, ambos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGQ/UFRRJ). A cientista falou sobre seu estudo atual com estratos de canabis para fins medicinais.
Juliana é engenheira química formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem mestrado e doutorado pela mesma instituição (PEQ/COPPE/UFRJ). Em sua palestra, ela falou sobre área de trabalho com polímeros na UFRJ, onde atua como engenheira química.

As cientistas também abordaram em suas falas as diferenças e as semelhanças nas áreas em que atuam e o leque de opções para estudantes que desejam seguir carreira nessas profissões.
Coordenadora do projeto, a professora de Matemática Priscila Belota destacou a importânica de eventos como este para as estudantes que desejam seguir uma carreira científica. Ela também destacou a presença no evento de alunas que participaram da primeira edição do Meninas Olímpicas no Humaitá II. “Na época eram alunas do 6º ano e agora já estão no 9º ano”, ressaltou.
O 1° Mulheres em STEM aconteceu no dia 23 de março, com a estudante de Engenharia de Automação e Controle pela UFRJ Anna Luisa Sá dos Santos, que é também integrante do projeto e Ex-Menina Olímpica do IMPA pelo Humaitá II.
As Meninas Olímpicas do IMPA se reúnem todas as quintas-feiras, a partir das 18:00, na sala 18 (primeiro andar). O encontro é aberto a todas as estudantes do campus.
Saiba mais…
HU2 volta a sediar Projeto Meninas Olímpicas