Clube de Xadrez do HU2 completa um mês e reúne jogadores e novatos

Publicado em

Clube-xadrez.5

Desde meados de maio começou a funcionar no Humaitá II o Clube de Xadrez, que se reúne toda quarta-feira, das 12:00 às 13:00, na sala 18 (primeiro piso). A criação do clube foi uma iniciativa do professor de Física Frederico Carlos Frederico Rodrigues, o Fred.

Fred explica que não adotou um sistema de controle de frequência, mas que deu para perceber que diminuiu o número de participantes em relação aos primeiros dias.  De acordo com o professor, atualmente um total de 10, 12 alunos participam com mais regularidade do clube.

A criação do clube foi uma iniciativa do professor Fred, de Física
A criação do clube foi uma iniciativa do professor Fred, de Física

“A ideia do clube não é ser em formato de aula ou oficina. Acho que assim funciona melhor: um clube totalmente aberto, onde as pessoas vão quando querem e têm a oportunidade de aprender umas com as outras. Esse é o formato possível, até porque não temos professor de xadrez”, explicou o idealizador do clube.

Pandemia

 Fred conta que começou a jogar na pandemia, por causa do filho adolescente que se interessou pelo jogo. “Passei a estudar e até a fazer cursos para ensiná-lo. Ele acabou desistindo e eu continuo tentando melhorar. Não sou um mestre, mas não sou mais completamente cru em xadrez”, ressaltou.

O Clube de Xadrez se  reúne toda quarta-feira, das 12:00 às 13:00, na sala 18 (primeiro piso)
O Clube de Xadrez se reúne toda quarta-feira, das 12:00 às 13:00, na sala 18 (primeiro piso)

“Então pensei em criar um clube no campus, até para eu poder participar dele, porque todo mundo aprende ali. Acho que o pessoal está feliz e gostando de fazer parte do clube”, opinou o professor.

O fato de o campus não ter um clube no momento foi um motivo a mais para a sua criação. “Penso que é interessante a escola ter um clube de xadrez”, completou o professor, citando os benefícios da modalidade: paciência, capacidade de planejamento, visão de longo prazo e de conjunto, raciocínio lógico …

Quando o grupo ficar mais consolidado, Fred pensa em realizar um torneio interno e convidar o grupo de xadrez do Campus Centro para participar.

A criação do clube foi uma iniciativa do professor Fred (Física),
Atualmente em torno de 10, 12 alunos particpam do clube

Xadrez online

Willian Chagas Silva (turma 905) é um dos integrantes do clube. Ele começou a jogar no início de 2020, em outro clube. Com a pandemia, passou para o jogo online, mas desistiu com o tempo. Assim que soube do clube do Humaitá II se interessou pelo xadrez de novo.

Já a alicia Rangel Teodózio (turma 601) nunca jogou xadrez antes. Resolveu conhecer melhor o jogo, incentivada pela colega de turma, uma das integrantes do clube. Além de melhorar o raciocínio lógico e matemático, a estudante também quer passar mais tempo com a colega, que estuda no turno da tarde.

Willian Chagas Silva (turma 905)  joga desde 2020
Willian Chagas Silva (turma 905), da esquerda,  joga desde 2020
Já a alicia Rangel Teodózio resolveu conhecer melhor o jogo
Já a alicia Rangel Teodózio resolveu conhecer melhor o jogo

Humaitá I

A notícia de que o Humaitá II tinha um novo Clube de Xadrez chegou lá no Humaitá I. Convidado para criar um clube naquele campus, Fred já teve uma primeira reunião,  em  de junho,  com alunos interessados em fazer parte do Clube de Xadrez. Mais de 70 estudantes se inscreveram, mas o clube vai funcionar inicialmente com 20  integrantes. Confira essa notícia no link abaixo:

Formação do 1º Clube de Xadrez do Campus Humaitá I

Reunião  para formação do Clube de Xadrez do Humaitá I
Reunião para formação do Clube de Xadrez do Humaitá I

 

 

Logo 2020 Rodapé Comunicação

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress