CPII abre seleção para cursos técnicos subsequentes

Publicado em

tecnico_libras_turismo2

O Colégio Pedro II iniciou o processo seletivo de dois cursos técnicos subsequentes ao ensino médio. As oportunidades são para o curso técnico em Tradução e Interpretação de LIBRAS e para o curso técnico em Guia de Turismo. As turmas terão início no segundo semestre letivo de 2022. As inscrições estão abertas até 24 de julho e a taxa é de R$ 40,00.

Serão oferecidas 36 vagas para o curso técnico em Tradução e Interpretação de LIBRAS e 36 vagas para o curso técnico em Guia de Turismo. Metade das vagas serão reservadas para candidatos que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública de ensino.

PROVAS

A seleção dos candidatos será por meio de prova objetiva, de múltipla escolha, de português e conhecimentos específicos. A prova será aplicada na data prevista de 4 de setembro de 2022, no Campus São Cristóvão.

O conteúdo programático está especificado no Anexo III do Edital.

INSCRIÇÕES

A inscrição deve ser feita pela página de concursos do CPII até 24 de julho. O candidato ou seu responsável legal deverá ler o edital  com atenção e estar ciente de todas as regras da seleção.

ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

Candidatos que declararem e comprovarem não dispor de recursos financeiros para pagamento da taxa de inscrição podem soliticar isenção. Os pedidos devem ser feitos entre 4 e 8 de julho pela página de concursos do CPII.

Podem solicitar a isenção do pagamento candidatos que atenderem aos requisitos abaixo:

– inscritos na CadÚnico;

– membro de família de baixa renda, assim compreendida aquela que possua renda de até meio salário mínimo por pessoa ou aquela que possua renda familiar mensal de até três salários mínimos; E

– estiver de acordo com os requisitos definidos pela Secretaria Especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania.

Acesse a área de inscrição dos cursos:

LIBRAS

Guia de Turismo

SAIBA MAIS SOBRE OS CURSOS

O curso técnico em Tradução e Interpretação de LIBRAS tem duração de três semestres e será ministrado no Campus Niterói. As aulas acontecerão em pelo menos dois dias da semana, em período diurno integral, podendo haver eventual deslocamento de dias ou turnos, na conveniência da instituição.

O profissional formado no Curso Técnico em Tradução e Interpretação de Libras poderá trabalhar em unidades de atendimento médico, no atendimento ao público em instituições públicas e privadas, palestras, seminários e outros eventos, tribunais, delegacias de polícias e repartições públicas, espaços educacionais, teatro e televisão. Entre as atribuições deste profissional está a interpretação simultânea entre a Língua Brasileira de Sinais e o português e vice versa, com fluência e coerência em diferentes espaço, a tradução de publicações em português escrito para vídeos em Língua Brasileira de Sinais, entre tantas outras.

O curso técnico em Guia de Turismo tem duração de dois semestres e será ministrado no Campus Humaitá II. As aulas acontecerão de segunda-feira a sexta-feira no período noturno, podendo haver eventual deslocamento de atividades extracurriculares para um turno diurno ou no sábado.

O profissional formado no curso técnico em Guia de Turismo poderá trabalhar em agências de viagens e operadoras de turismo, organismos turísticos e de forma autônoma.  Entre as atribuições deste profissional está a assistência de pessoas ou grupos em traslados, passeios ou viagens; a prestação de informações socioculturais, históricos, ambientes e geográficas aos visitantes e o desenvolvimento de roteiros e itinerários turísticos de acordo com interesses, expectativas ou necessidades específicas.

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Colégio Pedro II

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress