Alunos do 7º ano expõem trabalhos de Pixel Art produzidos nas aulas de Desenho

O Mural de Desenho do Humaitá II volta a expor trabalhos de alunos depois de mais de dois anos de afastamento por conta da pandemia da Covid-19. O mural foi renovado com as produções de Pixel Art das turmas do 7º ano.

Segundo as professoras de Desenho Luciene Araújo e Natália Mafra, responsáveis pelas turmas, usando os conhecimentos de paralelas e perpendiculares aprendidos durante as aulas, os estudantes criaram a sua própria Pixel Art, arte que consiste em composições pixeladas (quadrados aparentes).

O pixel representa a menor unidade de uma imagem digital e está presente em fotos, frame de vídeos, telas de computador, televisão, smartphones. “Nesses objetos, se observados de perto, é possível ver vários quadradinhos e cada um é um pixel”, explicou Luciene.
Hoje em dia, segundo professora, com a maior qualidade dos aparelhos tecnológicos, quase não se vê os pixels nas imagens, mas nos anos 80 e 90 era muito comum perceber esses quadradinhos, principalmente em jogos como Mario Bros, Pac-man, Space Invaders e Street Fighter. “Foi inspirada na reprodução dos gráficos desses jogos que surgiu como arte a Pixel Art”, ressaltou.
Luciene explicou que, pela falta de espaço, não puderam ser expostas todos as produções, sendo necessária a seleção de alguns trabalhos das turmas envolvidas. Para conferir as Pixel Art do 7º ano é só acessar o segundo piso do campus. O Mural de Desenho fica ao lado da Sala dos Professores.