Biblioteca do HU2 realiza exposição em comemoração ao Dia Nacional do Livro e da Biblioteca

Em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e ao Dia Nacional do Livro*, no sábado 29 de outubro, a Biblioteca Professor João Baptista de Mello e Souza realiza no período de 27 de outubro a 3 de novembro a exposição “Construindo um futuro melhor”, com as novas aquisições de livros feitas pelo setor nos últimos dois anos.
A exposição apresenta ao público inúmeras possibilidades de leituras com temas diversificados, dentre eles: feminismo, racismo, relações étnicas raciais, cultura afro-brasileira, literatura brasileira e estrangeira, literatura infanto-juvenil, conflitos, indígena, Rio de Janeiro, a coleção de turismo, entre outros.
A seleção de alguns temas visa reunir títulos que promovam impactos sociais na busca por uma sociedade melhor, mais justa e igualitária, ressaltou a chefe do setor, Maria da Conceição Novaes Dias.
Aquisição
A aquisição dos novos títulos teve início na pandemia e foi realizada por meio dos pregões 007/2020 e 018/2021 e é fruto do trabalho de toda A Equipe da Biblioteca, viabilizada pela Central de Bibliotecas /Reitoria e Direção do Campus Humaitá II, na obtenção de recursos para a renovação, ampliação e enriquecimento do acervo.
Nos dois pregões foram adquiridos lançamentos, títulos para substituírem exemplares desgastados do acervo, priorizando as leituras recomendadas e integra sugestões dos alunos e professores.
“Ainda estamos na expectativa de recebermos mais livros novos até o final do ano, mas avaliamos que esse era o melhor momento para compartilharmos essa alegria com o público, visto que torna-se fundamental a Biblioteca atuar na promoção da leitura e no despertar do leitor para o encantamento que a mesma poderá proporcioná-lo”, enfatizou a bibliotecária.
Quem for conferir a seleção feita pela Equipe da Biblioteca vai poder escolher seu livro favorito e solicitar a reserva para empréstimo ao término da exposição, garantiu Conceição.
*O Dia Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituído pelo Decreto nº 84.631, de 9 de abril de 1980, com início a 23 de outubro e término a 29 do mesmo mês, data consagrada ao “Dia Nacional do Livro”, pela Lei 5.191, de 18 de dezembro de 1966.