Secretaria

A Secretaria Acadêmica é o setor responsável pelos procedimentos de matrícula dos alunos no Colégio Pedro II e manutenção dos registros escolares na documentação de cada estudante.  Cabe ao setor o recebimento, registro, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos.


Horário de Funcionamento:

De segunda à sexta-feira das 07:00 às 19:00

Nos sábados com aula das 07:00 às 16:00

Principais serviços

 

Declaração de Matrícula

O requerimento deve ser preenchido pelo responsável legal e entregue pessoalmente, ou pelo(a) aluno(a), na Secretaria.  O prazo para entrega é de 48 horas.

Atenção: toda solicitação de documento deve ser protocolada seguindo a ordem numérica interna, por meio de requerimento assinado. Pedidos de declaração por e-mail não serão atendidos pela Secretaria.

Gratuidade Transporte Público

RioCard

Telefone de contato: 4003-3737

Clique aqui para acessar o site do RioCard.

O responsável deve comparecer com o(a) aluno(a), obrigatoriamente uniformizado(a), ao posto de gratuidade do RioCard para ser fotografado(a), apresentando os seguintes documentos originais:

  • Carteira de identidade ou certidão de nascimento do(a) aluno(a);
  • Comprovante de residência recente (conta de luz, água ou telefone, não precisa estar no nome do responsável pelo aluno).
  • Declaração de escolaridade com validade de até 30 dias.

Observações:  para segunda via, será necessário o agendamento prévio através do site ou da central de atendimento (4003-3737).

Atenção:  alunos (as) que vieram de escola pública e que já possuem o cartão, deverão solicitar à escola antiga que parem de enviar o nome do estudante para o RioCard.

Endereços dos postos de atendimento:

– Centro: Av. Nilo Peçanha, nº 26-A. Horário: segunda a sexta das 08:00 às 18:00.

– Copacabana: Metrô Siqueira Campos – Rua Siqueira Campos, s/nº. Horário: segunda a sexta das 07:00 às 19:00.

– Méier: Terminal Américo Ayres – Rua Arquias Cordeiro, s/nº. Horário: segunda a sexta das 09 às 18h.

Supervia

Telefone de contato: 08007269494

O responsável deve comparecer com o(a) aluno(a), obrigatoriamente uniformizado(a), ao Espaço Gratuidade para ser fotografado(a), apresentando os seguintes documentos originais:

  • Carteira de identidade ou certidão de nascimento do aluno;
  • Comprovante de residência de até 3 meses (conta de luz, água ou telefone, não precisa estar no nome do responsável pelo aluno).
  • Declaração de escolaridade com validade de até 30 dias.

Endereço e horário de atendimento:

Espaço Gratuidade, Plataforma 13 da Estação Central do Brasil.

De segunda a sexta, das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:00.

Metrô Rio

Telefone de contato: 4003-2111

Para realizar o cadastramento o responsável legal precisa levar o(a) aluno(a) uniformizado(a) ao Posto de Gratuidade, com os seguintes documentos:

  • Carteira de identidade ou Certidão de Nascimento do aluno;
  • Declaração escolar dentro da validade de 30 dias;
  • Comprovante de residência de até 3 meses.

Atenção: O acesso ao metrô só será liberado na estação mais próxima à residência do aluno e na Estação de Botafogo, que é a mais próxima do Colégio.

Endereço e horário de atendimento:

Posto de Gratuidade, Estação Central do Brasil

De segunda a sexta, das 08:00 às 18:00.

Requerimento de 2ª chamada

Prazo para solicitação: no máximo em até 48h após a data da avaliação.

Procedimentos para requerer: o(a) aluno(a) que não realizar qualquer avaliação terá direito a requerer a 2ª chamada, sem cobrança de taxa. O requerimento deve ser retirado na Secretaria pelo(a) responsável ou pelo aluno(a), para o preenchimento, anexando documentação comprobatória. Os requerimentos só serão aceitos quando assinados pelo responsável legal.

Atenção: em caso de testes ou trabalhos, o(a) próprio(a) aluno(a) poderá entregar o requerimento assinado pelo(a) responsável, na Secretaria.  Em caso de Prova, o requerimento deverá ser entregue na Secretaria, obrigatoriamente, pelo(a) responsável. O simples requerimento não garante a aplicação da 2ª chamada. Os pedidos serão analisados pelos coordenadores das disciplinas.

 O(a) aluno(a) perde o direito à 2ª chamada quando:

– Atrasar-se no horário previsto para a realização da prova, sem motivo justificado;

– Não realizar a prova, por qualquer motivo, estando presente ao colégio;

– Perder o prazo de 48 horas para fazer o requerimento.

Justificativa de faltas

Se o(a) aluno(a) faltar dois ou mais dias consecutivos, ou vários dias intercalados, é necessário protocolar na secretaria do Campus uma justificativa de faltas, anexando documento comprobatório do motivo.  As faltas não serão abonadas, mas sim justificadas.

Atenção: O protocolo de justificativa de faltas não engloba o requerimento de 2ª chamada.  Sendo assim, se nos dias das faltas o(a) aluno(a) perdeu alguma avaliação (teste, trabalho ou prova) é necessário protocolar também o requerimento de 2ª chamada.

Caderneta Escolar

1ª via – Será confeccionada pela secretaria automaticamente e entregue em sala de aula.

2ª via – O(a) aluno(a) ou o responsável deve solicitar na Secretaria a GRU para pagamento exclusivo no Banco do Brasil, no valor de R$ 15,00.  Após o pagamento, deve entregar o comprovante na secretaria para que o pedido seja protocolado.  O(a) aluno(a) deve retornar à secretaria no prazo de 48 horas para retirar a nova caderneta.

Boletim

O Boletim deve ser acessado pela família no site oficial do Colégio Pedro II, através do Boletim online ou pelo aplicativo Campus Humaitá II”  utilizando a matrícula do(a) aluno(a) e uma senha que deve ser cadastrada no próprio site.

Caso haja a necessidade de um boletim assinado pela Direção-Geral do Campus, o pedido deve ser protocolado na Secretaria. O prazo para entrega é de 3 (três) dias úteis.

Guia de Transferência

A Guia de Transferência deve ser solicitada quando o(a) aluno(a) que, por qualquer motivo, necessite sair do Colégio Pedro II e ser transferido para outro estabelecimento de ensino, mesmo que seja em outro Estado ou País.  A partir do requerimento, será confeccionado o histórico escolar do(a) aluno(a) contendo até a última série cursada.  O prazo é de 30 dias e o pedido deve ser protocolado pelo responsável legal.

Histórico Escolar

O Histórico Escolar do Ensino Fundamental será confeccionado automaticamente pela secretaria e entregue junto com o Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental, depois de iniciado o ano letivo seguinte.

O Histórico Escolar do Ensino Médio também será confeccionado automaticamente pela secretaria, sendo entregue em até 30 dias após a conclusão oficial do curso.

2ª via – O(a) responsável ou ex-aluno(a) deve solicitar a 2ª via na secretaria do Campus. Nesse caso será solicitado pagamento de uma taxa de R$ 15,00, através de GRU.  O comprovante de pagamento deverá ser entregue na Secretaria. O prazo para confecção, de 30 dias, começa a contar a partir da entrega do comprovante de pagamento.

Certificado de Conclusão

O Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental será confeccionado automaticamente pela secretaria e entregue junto com o Histórico Escolar, depois de iniciado o ano letivo seguinte.

O Certificado de Conclusão do Ensino Médio também será confeccionado automaticamente pela secretaria, sendo entregue em até 30 dias após a conclusão oficial do curso.

2ª via – O(a) responsável ou ex-aluno(a) deve solicitar a 2ª via na secretaria do Campus. Nesse caso será solicitado pagamento de uma taxa de R$ 15,00, através de GRU. O comprovante de pagamento deverá ser entregue na secretaria e o prazo para confecção, de 30 dias, começa a contar a partir da entrega do comprovante de pagamento.

Obs.: de acordo com a Portaria nº 629 do Ministério da Educação, de 26 de novembro de 1981 (D.O.U. de 01/12/1981 página 22691), o Colégio Pedro II, por ser uma instituição Federal de Ensino, não está sujeito aos termos da Resolução S.E.E. nº 1560, que diz respeito às Escolas Estaduais quanto ao registro de seus certificados.

Trancamento de Matrícula

Somente o(a) responsável legal pode solicitar o trancamento da matrícula mediante o preenchimento de formulário com justificativa. O pedido será analisado pela Direção-Geral do Campus. O trancamento terá duração de até 1 ano letivo. Para destrancar a matrícula, o responsável legal deverá comparecer à Secretaria do Campus e manifestar o interesse, apresentando-se, também, para a renovação da matrícula. Ressalta-se, ainda, que o(a) aluno(a), retorna para a mesma série que estava cursando quando do trancamento da matrícula.

Prazo: até o último dia útil do mês de setembro de cada ano. Após essa data, nenhuma matrícula pode ser trancada.

Renovação de Matrícula

Geralmente, no mês de novembro, os(as) alunos(as) recebem em sala de aula, com antecedência, um envelope contendo as explicações sobre a renovação da matrícula, os formulários que devem ser preenchidos  e a data específica para comparecimento do(a) responsável ao campus.

O(a) responsável deverá trazer os seguintes documentos:

– Quatro (4) fotos 3×4 do aluno uniformizado com o emblema (aparente) do ano ou série seguinte (se o aluno(a) está no 5º ano, o emblema deverá ser o do 6º ano);

– Todos os formulários preenchidos;

– Identidade do responsável.

Obs.: o responsável poderá delegar a terceiros a realização da matrícula por meio de procuração.

Transferência de Campus

O período para protocolar pedido de transferência de campus inicia-se juntamente ao período da Renovação de Matrícula (em novembro) e vai até o último dia letivo do mês de dezembro de cada ano. O(a) responsável legal deve preencher um requerimento na Secretaria do Campus onde o(a) aluno(a) estuda, apresentando justificativa e documentação comprobatória.  Ao solicitar transferência de Campus, a família NÃO PODE escolher o turno. O(A) aluno(a) será alocado(a) no turno disponível no novo campus.

As respostas aos pedidos de transferência de campus são disponibilizadas somente após o término do ano letivo e das férias escolares.

Transferência de Turno

O período para protocolar pedido de transferência de turno inicia-se com a renovação de matrícula (em novembro) e vai até o último dia letivo do mês de dezembro de cada ano.  O(a) responsável legal deve preencher um requerimento na Secretaria, apresentando justificativa e documentação comprobatória.

As respostas aos pedidos de Transferência de Turno são disponibilizadas somente após o término do ano letivo e das férias escolares.

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