Coleção Temáticas em Ensino de Ciências – Volume IV: Currículo, políticas e avaliação no ensino de ciências

Publicado em

Vol4

DOWNLOAD DO LIVRO

APRESENTAÇÃO

Organizar esta coleção nos foi um desafio. A pergunta de como, a partir das programações do “VI Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente Guaracira Gouvêa”, reuniríamos as discussões travadas nele, sem perder o momento dos temas em debates, nos guiou até aqui. O objetivo da Coleção foi o de contribuir e divulgar o conhecimento e o caráter científico e social das pesquisas produzidas pela ampla comunidade da área de Ensino, abrangendo o espaço público das discussões. Dessa forma, buscamos cumprir os objetivos do Encontro, quais sejam: (i) Favorecer a interação de pesquisadores, professores e estudantes em torno da apresentação e discussão de trabalhos e atividades de pesquisa em Ensino de Ciências em sua interface com as questões de Saúde e de Ambiente; (ii) Aproximar os professores da escola básica das discussões sobre as pesquisas na área de Ensino, em especial daquelas que versam sobre ensino e saúde, ensino e ambiente e Ensino de Ciências; (iii) Divulgar os resultados das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas na área de Ensino de Ciências e Matemática, com ênfase na tríade Ensino-Saúde-Ambiente; (iv) Oportunizar o acesso aos referenciais teórico-epistemológicos que orientam as pesquisas recentes na área de Ensino; (v) Reunir pesquisadores da área de Ensino de Ciências que, particularmente, desenvolvam ações de investigação na interface com as questões relativas ao Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente em espaços formais e não-formais de ensino, com a finalidade de discutir trabalhos de pesquisa recentes e tratar de temas de interesse da área e; (vi) Favorecer a interação dos pesquisadores, bem como, dos alunos de Iniciação Científica, Graduação, Mestrado e Doutorado que desenvolvam temas pertinentes à área. Tendo por base esses objetivos, sistematizamos em séries temáticas os cinco volumes da “Coleção Temática em Ensino de Ciências”. Ela está vinculada à Editora Imperial do Colégio Pedro II, que, mobilizada pelo objetivo de contribuir “para a produção de conhecimento, para o enriquecimento artístico-cultural e para a reflexão a respeito de saberes, tecnologias, técnicas e produtos científicos, artísticos, culturais e educacionais”, firmou parceria no processo de produção dos e-books que compõe a coleção. Optamos pelo formato de livros digitais pela elevada capacidade de acessibilidade, feita por meio de diversas tecnologias digitais, e de divulgação. Pretendemos, com a publicação dos livros, propiciar um espaço de articulação dos eixos e linhas de pesquisa da área. A coleção tece assuntos que compôs um momento de reflexão das temáticas para entendermos o contexto e a conjuntura que se insere hoje as pesquisas de Ensino. Em decorrência desse entendimento propomos a seguinte disposição: Volume I – Ensino, Ambiente, Saúde e Movimentos Sociais; Volume II – Ensino, Diversidade Cultural e Decolonização; Volume III – Ensino de Ciências e Formação de Professores; Volume IV – Currículo, Políticas e Avaliação no Ensino de Ciências; e Volume V – Ensino de Ciências, Processos e Estratégias de Ensino-Aprendizagem. Agradecemos e reconhecemos as várias parcerias que tornaram possível a troca e a realização de diálogos ricos e profícuos com os diversos programas de pós-graduação em Educação, Ensino de Ciências e afins. Todas empreenderam esforços na elaboração e realização do Encontro, foram ativas e tiveram protagonismo dentro dele. Agradecemos a comissão organizadora que aceitou o desafio das primeiras experiências na organização de eventos virtuais. Formada por profissionais de secretaria e TI e de alunos da graduação e pós-graduação, a equipe empenhou seus esforços, cuidados, esmeros, conhecimentos, dedicação, amizade e carinho para que tudo desse certo. A cada um de vocês nosso abraço afetuoso, cheio da mais profunda admiração pelo companheirismo desse momento. Os frutos acadêmicos dessa participação se concretizam, também, nos livros dessa Coleção. Dessa forma, foi num acreditar e “esperançar” que os encontros virtuais proporcionam, nesse momento pandêmico, que tivemos inscritos neles um espaço para manter o vigor e uma forma de integrar os pesquisadores, propagando suas produções individuais e coletivas realizadas nos diferentes programas de pós-graduação. Assim, buscamos repercutir possibilidades para além do Encontro, como forma de um registro mais acessível a todos que não tenham dele participado, mas gostariam de ter acesso ao que foi colocado em pauta no rol das programações. O acesso às interações e a produção de saberes que expressam as várias tendências e críticas construídas no momento atual, consta neste registro. A criatividade presente nos textos nos mostra a intensidade dos assuntos trabalhados. Neles a pluralidade entre temas assinalam um cenário de criticidade na produção de saberes dos docentes em pesquisas. Nesse contexto, vemos nos textos construídos para essa coleção uma intensidade urgente de mudanças, de virada de chave das opressões que afligiram os séculos anteriores. Não dá mais para, nesse século que já chega a quase seu terço de vida, tolerarmos as arbitrariedades e totalitarismos. Um rompimento com ideias coloniais, presa a um determinado contexto histórico devem ser rebatidas, e não mais perfazerem um momento que se pretende crítico e livre. A área de ensino batalhou nas duas décadas de sua existência para expurgar os mecanismos que corrompem a ética social, difundindo práticas de morte. Esperamos que a coleção, ao trazer à baila essas reflexões, possa contribuir para o avanço de uma práxis comprometida com a democratização do conhecimento por meio do livre pensamento e para o aperfeiçoamento das ações que mantenham a liberdade. Por fim, esperamos que todos desfrutem desse belo encontro.

Um abraço e até a próxima.

Maylta Brandão dos Anjos e Edgar Miranda da Silva

Assuntos:

Deixe uma resposta

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress