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História da Informática Educativa

 

A história da Informática Educativa no Colégio Pedro II teve início em 1985, quando com auxílio de profissionais do CENIFOR e do EDUCOM/UFRJ, um grupo de professores do Colégio elaborou o primeiro projeto de informática educativa para a instituição, o chamado “Informática no Colégio Pedro II”. Destaca-se no trabalho deste grupo a elaboração do primeiro Curso Profissionalizante de Informática, em nível de 2º Grau, que foi aprovado pelo MEC em 1986.

Ainda em 1986 foi criado, por portaria do Diretor-Geral do Colégio Pedro II, o Centro de Estudos de Informática na Educação do Colégio Pedro II (CEIE/CPII), cujo objetivo era a implantação, o desenvolvimento e a ampliação da Informática no colégio.

A partir de 1987, no CEIE/CPII tanto a Informática Educativa como os Cursos Técnicos em Informática começaram a ser organizados de fato. As iniciativas de capacitação de professores para a IED também se tornaram ponto importante do trabalho do grupo.

No ano de 1992, foram criados os quatro primeiros LIEDs (Laboratórios de Informática Educativa), nas Unidades I (1º Segmento do Ensino de 1º Grau).

A partir de 1996 o CEIE/CPII foi substituído pelo Departamento de Ciências da Computação e Iniciação ao Trabalho (DCCIT). Neste ano realizou-se o primeiro concurso público para os Cursos Profissionalizantes.

Inicialmente os professores lotados nos laboratórios de Informática eram profissionais de outros departamentos que buscavam melhorar sua capacitação em IED para melhor exercer sua função. Posteriormente, com a aquisição de novos computadores, compra de softwares educativos e ampliação da capacidade de atendimento aos alunos, o trabalho foi crescendo e exigindo um número maior de profissionais capacitados, responsáveis pelo desenvolvimento da IED na instituição.

LIED do Campus Tijuca I – Ano: 2001.

No ano de 2002, houve o primeiro concurso público para Informática Educativa. Em 2004, foi criado o NIAPE (Núcleo de Informática Aplicada à Educação), na tentativa de aperfeiçoar e expandir o trabalho da IED, mas o mesmo deixou de existir em 2006 devido à necessidade de integrar as ações em Informática. O Departamento de Ciências da Computação (DCC) reuniu a IED, as Ciências da Computação (responsável pelos Cursos Profissionalizantes) e a Educação a Distância. Em 2018, a IED passou a ser um departamento autônomo, assim como a Ciência da Computação. A Educação a Distância ganhou um setor específico, ligado à PROPGPEC.

Atualmente, em IED, temos atividades e/ou projetos desenvolvidos nos laboratórios dos Campi I (Anos Iniciais do Ensino Fundamental – 1º ao 5º Ano) e nos Laboratórios dos Campi II (Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio – sendo atendidos regularmente os alunos de 6º e 7º Anos). Também atendemos aos alunos do Centro de Referência em Educação Infantil (CREIR).

Enfim, a IED do Colégio Pedro II busca atualizar-se constantemente, mantendo-se como referência na área, inovando e criando novas possibilidades de ação, sempre objetivando a democratização do acesso às tecnologias intelectuais (Lévy, 1995) por seus diversos atores (alunos, técnicos, professores).

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