Contos de espanto e alumbramento

A partir de uma parceria entre a Informática Educativa e a disciplina de Língua Portuguesa, os alunos do 6º ano recontaram alguns contos de espanto e alumbramento. O projeto incluiu atividades realizadas durante as aulas de Língua Portuguesa e atividades realizadas durante as aulas de Informática Educativa.

Com relação às aulas de Língua Portuguesa, temos as seguintes etapas:

1. Pesquisa em dicionários e comentários sobre o significado da palavra “alumbramento”.
2. Discussão sobre o resultado da pesquisa e apresentação da obra literária Contos de espanto e alumbramento, de Ricardo Azevedo, a partir dos paratextos (título, ilustrações, sumário) e da leitura dramatizada de um dos contos.
3. Discussão sobre aspectos relevantes para a compreensão do livro a partir de roteiros e debates orais. Observação quanto ao gênero “conto popular” e aos recursos literários empregados com vias à criação do efeito de espanto e alumbramento.
4. Atividade de audição de um causo de terror contado oralmente, transcrição do conto, comparação entre a linguagem oral e a língua escrita e retextualização do conto, transformando-o em uma versão escrita, para ser lida e não ouvida.
5. Pesquisa em casa, com parentes ou na internet, sobre um conto de espanto.
6. Registro do conto por escrito, tal qual fez Ricardo Azevedo.
7. Correção dos contos em formato manuscrito, com sugestões de modificações.

Com relação às aulas de informática educativa, temos:

1. Reescrita textual, mediante a digitação e modificação do texto, seguindo as orientações dadas pelas professoras de Língua Portuguesa.
2. Formatação do texto seguindo uma padronização (tipo, tamanho e cor de fonte, tamanho de margens, etc.).
3. Pesquisa e inserção de imagens adequadas ao conto selecionado.
4. Montagem de uma capa para o livro com o uso das imagens utilizadas por toda a turma.
5. Seleção da capa mediante votação com o uso da ferramenta “formulário” do Google Drive.
6. Compilação dos textos de uma mesma turma em um arquivo único em formato pdf.
7. Geração do flipbook com o uso da ferramenta “Youblisher”.

O projeto foi realizado em 2013 sob a coordenação das professoras Simone da Costa Lima (Informática Educativa) e Raquel Cristina de Souza e Souza.

Clique nas miniaturas abaixo para visualizar os trabalhos.

Contos de espanto e alumbramento - Turma 601    Contos de espanto e alumbramento - Turma 602     Contos de espanto e alumbramento - Turma 603

Contos de espanto e alumbramento - Turma 604    Contos de espanto e alumbramento - Turma 605     Contos de espanto e alumbramento - Turma 606