Projeto Estados Brasileiros

Projeto: Os Estados Brasileiros e suas Diversidades

A partir de uma parceria entre a Informática Educativa e a disciplina de Geografia, os alunos do 7º ano, organizados em duplas, produziram vídeos contemplando aspectos naturais e humano-históricos dos estados brasileiros. Coube a cada dupla a pesquisa a respeito de um estado específico. Para a elaboração do vídeo foi utilizado o programa Windows Live Movie Maker.

Cada vídeo deveria conter as seguintes etapas:

 1. Introdução

– Localização geográfica do estado (Em que região brasileira ele fica? / Com que estados faz fronteira? / É banhado por algum oceano?) – uso de imagens com mapas.

– Dados sobre população, área total, capital, cidades com maior população, principais atividades econômicas, renda salarial média, IDH (índice de desenvolvimento humano), expectativa de vida, índice de mortalidade infantil, etc.

 2. Desenvolvimento

– Aspectos Naturais – esta etapa do vídeo deveria ser composta por imagens que exemplificassem as diversidades naturais do estado: o tipo de relevo, vegetação, clima, características do solo, uso de recursos hídricos (rios, lagoas, praias, etc.).

– Aspectos humano-históricos – esta etapa do vídeo deveria ser composta por imagens que retratassem a interferência do Homem no espaço natural, tanto no sentido de alteração da biodiversidade (queimadas, derrubada de florestas, degradação do solo, construção de hidrelétricas, pontes, portos) quanto no sentido de construções históricas (museus, casarios, pontos turísticos, etc.)

3. Conclusão

– A partir das informações encontradas, cada grupo deveria concluir o vídeo revelando o(s) aspecto(s) de maior importância do estado pesquisado com frases que convencessem o telespectador a visitar aquele estado.

4. Créditos finais e fontes de informações textuais e visuais.

O projeto foi coordenado pelos professores Isaac Rosa (Geografia) e Simone Lima (Informática Educativa).

Para visualizar o roteiro utilizado durante a elaboração dos vídeos clique aqui.

Clique aqui para visualizar os vídeos da turma 701.

Clique aqui para visualizar os vídeos da turma 703.

Clique aqui para visualizar os vídeos da turma 705.