Projeto Heróis Negros

A partir de uma parceria entre a Informática Educativa e a disciplina de Língua Portuguesa, os alunos do sétimo ano criaram, de forma colaborativa, uma enciclopédia digital com o auxílio da ferramenta Google Sites.

Durante as aulas de Português, cada aluno pesquisou e elaborou um verbete sobre um herói negro seguindo as orientações dadas em aula sintetizadas em um roteiro de trabalho. Os heróis foram organizados em duas categorias: heróis míticos e heróis históricos. Cada aluno pôde escolher o herói desejado a partir de uma lista disponibilizada em sala de aula. O texto inicial foi corrigido pelas professoras de Português e depois reescrito em versão digitalizada.

Durante as aulas de Informática Educativa, cada aluno ficou responsável pela montagem da página referente ao herói pesquisado. Cada página deveria conter, além da parte textual, imagens, fontes de consulta, links internos e/ou externos. Para a montagem das páginas foi utilizado um roteiro de orientação para o uso do Google Sites. De modo a não haver conflitos no sistema, foram criados cinco diferentes usuários no Gmail com privilégios de edição nos ambientes das enciclopédias.

Além das páginas referentes aos heróis, a enciclopédia de cada turma deveria conter também uma página em forma de glossário com as palavras de significado relevante que, por ventura, surgissem no verbete de cada aluno.

Clique nos links abaixo para visualizar as enciclopédias:

– Turma 701
– Turma 702
– Turma 703
– Turma 704
– Turma 705
– Turma 706