Projeto Propaganda

A partir de uma parceria entre a Informática Educativa e a disciplina de Língua Portuguesa, os alunos do 7º ano produziram cartazes a serem afixados em diferentes dependências da unidade escolar, com o objetivo de estimular comportamentos mais adequados ao convívio social.

Em um primeiro momento, sob a supervisão dos professores de Língua Portuguesa, os alunos, organizados em grupos, elaboraram os elementos textuais que iriam compor os cartazes. Foram formados seis grupos referentes às seis dependências da unidade escolar a receberem os cartazes: biblioteca, sala de aula, banheiro masculino, banheiro feminino e laboratório de informática. Durante a elaboração dos cartazes, os alunos foram orientados com relação às características do gênero textual propaganda – cartaz – com enfoque no uso do modo imperativo.

Em um segundo momento, cada aluno deveria criar um cartaz aliando ao texto já criado pelo seu grupo, uma solução de design gráfico. Para a elaboração dos cartazes foi utilizado o editor de publicação open source Scribus.

Coordenaram o projeto as professoras Raquel Cristina de Souza e Souza (Língua Portuguesa) e Simone da Costa Lima (Informática Educativa).

Para visualizar os trabalhos da turma 701, clique aqui.

Para visualizar os trabalhos da turma 703, clique aqui.

Para visualizar os trabalhos da turma 705, clique aqui.

Para visualizar os trabalhos da turma 702, clique aqui.

Para visualizar os trabalhos da turma 704, clique aqui.

Para visualizar os trabalhos da turma 706, clique aqui.

Roteiro de uso do programa Scribus disponível aqui.