Projeto Seres Vivos

A partir de uma parceria entre a Informática Educativa e a disciplina de Ciências, os alunos do 7º ano, organizados em duplas, produziram mapas conceituais tomando como base a classificação dos seres vivos em diferentes reinos.
Cada dupla elaborou, com a ajuda do programa Cmap Tools, um mapa apresentando de forma global os cinco reinos, suas principais características, subdivisões e exemplos de seres vivos pertencentes a cada categoria.

CmapTools é uma ferramenta para elaborar esquemas conceituais e representá-los graficamente, ou seja, é um programa que lhe auxilia a desenhar mapas conceituais.

A teoria dos mapas conceituais foi desenvolvida na década de 70 pelo pesquisador Joseph Novak, com base na teoria da aprendizagem significativa. O pesquisador define mapa conceitual como uma ferramenta para organizar e representar o conhecimento. Os conceitos aparecem dentro de caixas e as relações entre eles são especificadas por meio de frases de ligação que unem cada um dos conceitos.

O programa pode ser baixado gratuitamente da internet a partir de um dos links abaixo:

http://cmaptools.softonic.com.br/ – ativador de download.
http://cmap.ihmc.us/download – site oficial do programa. É necessário o cadastro no site.

Para aprender a usar o programa, veja os tutoriais disponíveis em: http://www.cp2.g12.br/blog/labre2/programas-e-tutoriais/cmap-tools/

Para ver os trabalhos do turno da manhã, clique aqui.