Desvende este mistério

A partir de uma parceria entre a Informática Educativa e a disciplina de Língua Portuguesa, os alunos do 7º ano, organizados em pequenos grupos, elaboraram hipóteses para um suposto crime que teria ocorrido no ambiente escolar. Durante o projeto, foram realizadas as seguintes etapas:

  • Apresentação da proposta de produção de texto oral com base em um roteiro de trabalho.
  • Leitura de QR Codes afixados em diferentes espaços do campus com “pistas” para o suposto crime.
  • Registro das “pistas” e das hipóteses para o crime em um segundo roteiro de trabalho.
  • Captura de fotos com base nas cenas do suposto crime definidas pelo grupo na etapa anterior.
  • Edição das fotos visando à não identificação dos alunos fotografados com o uso de um roteiro para edição de imagens.
  • Montagem de uma apresentação em Power Point com as fotos organizadas na sequência cronológica dos fatos ocorridos antes, durante e imediatamente após o crime.
  • Apresentação oral da versão construída pelo grupo para os acontecimentos que levaram ao suposto assassinato. Os alunos deveriam assumir o papel de promotores nesse momento.

Infelizmente, como as fotos capturadas poderiam ser interpretadas de forma equivocada se fossem visualizadas fora do contexto e propósito para o qual foram tiradas, resolvemos não divulgá-las publicamente. Logo, as apresentações produzidas por nossos alunos não poderão ser aqui publicadas.