Participação no QUANTA 2016 inspira alunos do CPII

CPII abre inscrições para o Desafio Aquático

 

Estudantes de todos os campi do Colégio Pedro II já podem inscrever equipes para o Desafio Aquático, uma corrida de barcos projetos pelos próprios alunos. Para participar da prova, cada equipe deve projetar um barco de acordo com as especificações do regulamento da competição. Podem participar estudantes desde a educação infantil à pós-graduação, incluindo alunos do programa CPII Aberto à Terceira Idade.

 

Um dos principais objetivos do evento é incentivar o protagonismo feminino nas ciências. A proposta do Desafio Aquático surgiu durante a participação de alunas do Campus Engenho Novo II na prova Acqua Challenge, da olimpíada de ciência Quanta 2016.  O Colégio Pedro II foi representado por duas alunas, contrariando o estereótipo da associação do gênero masculino às práticas nas áreas STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). A partir desta experiência, surgiu a ideia de promover um projeto de empoderamento feminino nas áreas STEM e assim, nasceu o Desafio Aquático.

 

Inscrição

As inscrições já estão abertas e seguem até a o dia 18 de novembro. As equipes devem se inscrever no link: https://goo.gl/EdHA9M.

 

Formação das equipes

Cada equipe, que deve ser formada por três estudantes, devendo conter, pelo menos, duas alunas. Além disso, a equipe deve ser composta por pelo menos dois estudantes do mesmo nível de ensino, sendo o terceiro de qualquer outro nível.

 

A competição será organizada em cinco níveis:

Nível 1 – Educação Infantil e Primeiro Segmento do Ensino Fundamental;

Nível 2 – Segundo Segmento do Ensino Fundamental;

Nível 3 – Ensino Médio (Regular e Integrado – diurno e noturno);

Nível 4 – Terceira Idade;

Nível 5 – Pós-graduação.

 

A competição

A competição consiste em uma prova que testará o engenho, as habilidades de montagem e a compreensão de problemas práticos. A prova acontecerá no dia 9 de dezembro, a partir das 8 horas, na piscina do Complexo Esportivo de São Cristóvão.

 

O desempenho das equipes será julgado tendo por base o tempo gasto para o alcance da linha de chegada. Os barcos desenvolvidos pelas equipes deverão percorrer uma distância de 25 metros. A embarcação deve ter dimensões de, no máximo, 30 cm de comprimento e 20 cm de largura. A altura do barco não é limitada.

 

Somente os barcos com motores alimentados por bateria serão permitidos. Os motores de combustão, recipientes por pressurização ou outros fluidos não podem ser usados. Os barcos não podem ser operados por controle remoto. O corpo da embarcação deve ser construído pelos próprios participantes e não pode ser construído com qualquer kit pré-fabricado, brinquedo comercialmente disponível ou parcialmente montado.

 

Confira todas as regras no regulamento da competição.

 

Premiação

Serão entregues medalhas e troféus para as três primeiras equipes de cada nível. Após a premiação, haverá uma finalíssima entre as equipes classificadas no primeiro lugar de cada nível.

 

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>