Apresentação

O Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica objetiva integrar a construção de conhecimentos pedagógicos e saberes disciplinares, de modo a produzir resultados mais efetivos nas salas de aula dos diversos sistemas escolares.

Destina-se à formação de professores para o exercício da atividade docente, promovendo o desenvolvimento de competências e habilidades em suas áreas de conhecimento e contribuindo para a promoção de alternativas práticas às demandas do processo de ensino-aprendizagem dos alunos, em diferentes níveis e modalidades da Educação Básica.

A nossa proposta considera que o desenvolvimento de competências e habilidades visa atender ao desafio de potencializar o poder de atuação dos docentes ao mobilizar saberes de diferentes naturezas para solucionar situações do cotidiano de aprendizagem. A prática é, portanto, compreendida como ponto de partida e ponto de chegada do conhecimento, sempre interligada à presença ativa do conhecimento teórico como embasamento da ação.

O programa pretende unir o aprofundamento teórico com a experimentação didática, a reflexão e a pesquisa durante a atuação docente no seu campo de trabalho, de modo que o processo ensino-aprendizagem seja objeto e objetivo do ato de pensar e de fazer do professor como pesquisador da sua prática.

Clique aqui para acesso à avaliação da CAPES