As linhas de pesquisa “Prática docente e formação continuada” e “Linguagens e Letramentos no Ensino Básico” pertencem à área de concentração intitulada Ensino. Essa área congrega estudos, pesquisas e projetos de ação que visam à análise dos conhecimentos curriculares e saberes que envolvem o processo de ensino aprendizagem da Escola Básica, assim como a criação de estratégias didático-metodológicas que atendam às demandas desse nível de ensino no contexto em que se apresentam.
As pesquisas em ambas as linhas de atuação têm como alvo impactar diretamente a produtividade da Educação Básica, trazendo inovação e processos mais eficazes e eficientes que concorram para maior qualidade aos sistemas, com especial atenção aos sistemas públicos. Visam, também, propagar estratégias e caminhos pedagógicos exitosos já percorridos individualmente pelos docentes, experimentando-os em diferentes contextos escolares, a fim de testar a resistência ou resiliência desses processos educacionais.
Linha 1 – Prática docente e formação continuada
A linha de pesquisa visa a analisar os efeitos da utilização de estratégias colaborativas e interdisciplinares no processo de desenvolvimento de competências e habilidades profissionais no âmbito da prática docente, nas áreas de Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática, Ciências Humanas e suas respectivas Tecnologias. Para tal, o Programa de Residência Docente implantado no Colégio Pedro II é um dos campos de observação e investigação.
Nessa linha de pesquisa contemplam-se:
(a) os processos de ensino e aprendizagem e as interações sociocognitivas por meio de pesquisas sobre o exercício curricular, a sala de aula, o seu uso como laboratório e como espaço de formação;
(b) as temáticas relacionadas à utilização e ao impacto de materiais didáticos, tecnologias e ferramentas teórico-metodológicas, em face dos princípios cognitivos e científicos que os justificam;
(c) os fundamentos e processos de desenvolvimento e modelagem de conceitos das diferentes áreas de conhecimento, de forma a encontrar meios que possibilitem antecipar e superar possíveis dificuldades de natureza didática e epistemológica que ocorrem na prática pedagógica;
(d) atividades de formação continuada de professores que englobem a análise dos efeitos da utilização de estratégias colaborativas e interdisciplinares no processo de desenvolvimento de competências docentes;
(e) as relações entre o saber disciplinar altamente especializado (o que ensinar) e a atividade de ensino (o saber pedagógico, o como ensinar) na discussão das questões relativas à transposição didática dos conteúdos, contribuindo para compreender melhor a importância dos saberes e concepções do professor e suas possíveis influências na aprendizagem dos alunos.
Linha 2: Linguagens e Letramentos no Ensino Básico
A linha de pesquisa denominada Linguagens e Letramentos no Ensino Básico tem por objetivo analisar as inter-relações entre linguagens e letramentos no contexto em que se apresentam e criar alternativas pedagógicas que atendam às demandas do processo ensino aprendizagem, no Ensino Básico.
Essa linha tem por foco: a análise contextual das inter-relações de linguagens e letramentos no Ensino Básico, considerando que há linguagens específicas e transdisciplinares envolvendo as áreas de conhecimento dessa faixa escolar; as práticas docentes que propiciem ao aluno do Ensino Básico apropriar-se das formas de conhecer, significar, construir e aplicar os saberes; o desenvolvimento de competências através de diálogos interdisciplinares integrando o ser aprendiz com a mediação das expressões socioculturais, afetivas e corporais na vivência escolar, ao seu contexto histórico cultural.
Dentro dessa visão, a investigação nesta linha de pesquisa contempla:
(a) as estratégias e perspectivas pedagógicas que levem ao desenvolvimento de competências de apreensão, produção e comunicação por meio de diferentes linguagens;
(b) a análise e produção de materiais didáticos pertinentes ao contexto; e
(c) a implementação de projetos inovadores que atendam às demandas do processo ensino aprendizagem no Ensino Básico no âmbito das linguagens – verbal, digital e numérica — seus códigos e suas tecnologias.