«

»

Objetivos e Público-Alvo

OBJETIVOS DO MESTRADO EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Os Mestrados Profissionais, além de valorizar a fundamentação teórica, enfatizam a reflexão sobre a prática e a aplicação dos conhecimentos acadêmicos no âmbito profissional. O MPPEB-CPII tem como objetivo a formação de docentes-pesquisadores que possam contribuir com a criação de práticas curriculares e produtos de aplicação imediata no desenvolvimento educacional, a partir da reflexão sobre as vivências pedagógicas. O curso busca, portanto, ampliar os saberes docentes a partir da experiência e da experimentação em sala de aula.

O que se espera do docente em formação, ao final do curso, é uma produção pedagógica reflexiva, fruto de pesquisas sobre novas metodologias e práticas didáticas desenvolvidas para o Ensino Básico, experimentada em contextos reais dos sistemas escolares brasileiros. O produto Educacional que acompanha a Dissertação no final do curso deve ser construído, entre outras possibilidades, sob a forma de estudos de casos, de desenvolvimentos didáticos específicos à determinada situação ou contexto escolar ou da descrição sobre usos de materiais didáticos, tecnologias e softwares. Em todos esses casos a pesquisa deve emergir do campo profissional do discente, a partir das experiencias vivenciadas por discentes e docentes durante o curso. O resultado dessa pesquisa deve retornar ao campo de trabalho do discente na forma de um produto educacional e gerar uma reflexão sobre o mesmo à luz dos conceitos teóricos que dão suporte à pesquisa, na forma de uma dissertação.

O modelo de formação continuada, que tem como referência a prática de sala de aula, procura a compreensão analítica do processo ensino-aprendizagem, para o posicionamento com engajamento crítico em relação ao ensino, para a autonomia na produção de materiais didáticos relacionados à atividade docente e para o desenvolvimento do interesse no aprimoramento da prática pedagógica.

O MPPEB procura unir o aprofundamento teórico à experimentação didática, à reflexão e à pesquisa durante a atuação docente, para que o processo de ensino-aprendizagem seja objeto e objetivo do pensar e do fazer docente. Enfoca a construção, no espaço escolar da Educação Básica, das linguagens de cognição e organização do mundo social, bem como o desenvolvimento de competências e apropriação de conhecimentos resultantes da aplicação dos conhecimentos curriculares desenvolvidos no referido nível de ensino e de suas modalidades. De modo especifico, pretende-se que o mestre formado pelo MPPEB seja capaz de:

1. viabilizar estratégias e metodologias de ensino aplicáveis à docência na Educação Básica;

2. produzir e implementar materiais e projetos inovadores que atendam às demandas do processo ensino-aprendizagem na Educação Básica, no contexto em que se apresentam;

3. fomentar a interlocução interdisciplinar e o intercâmbio com os sistemas e modalidades de ensino da Educação Básica

 

 

PÚBLICO-ALVO

Entende-se como público-alvo principal deste programa de Mestrado o professor, em especial da rede pública, que sente a necessidade de aprimorar sua formação sem ter que se afastar da sua prática da sala de aula. A finalidade é contribuir diretamente para a atividade profissional do professor, equilibrando conhecimentos teóricos com o desenvolvimento de estratégias pedagógicas e a produção de materiais, de modo a promover o aprofundamento e a integração dos saberes disciplinar e pedagógico.

Para tal, o curso de Mestrado Profissional do Colégio Pedro II projeta uma estruturação que considera imperiosa a permanência do professor em sala de aula, sendo assim um programa de formação em docência e para a docência. A presença do professor/aluno do Mestrado na regência deve ser uma fonte de indagação sobre o fazer pedagógico e um espaço de experimentação. O aluno do Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica precisa dispor de tempo para se dedicar às atividades do curso e ao exercício do magistério, concomitância necessária para uma melhor reflexão teórico-prática, aliada à pesquisa in loco das questões específicas do Ensino Básico.