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Avaliação da Capes

O Programa de mestrado profissional em Práticas de Ensino na Educação Básica iniciado em 2013 possui
uma área de concentração intitulada: Ensino e duas linhas de pesquisa: “Prática docente e formação
continuada” e “Linguagens e Letramentos no Ensino Básico”. As linhas de pesquisa são abrangentes e
comportam 25 projetos atuais, sendo um de extensão, 13 de pesquisa na linha 1 e 11 na linha 2. O corpo
docente composto por 20 professores sendo 15 docentes permanentes e 5 colaboradores, em uma equipe multidisciplinar. A relação entre professores permanentes e colaboradores atende tanto aos critérios da área, como os da CAPES. Há diversidade de instituições de formação e titulação na formação do corpo permanente. Há estabilidade do corpo docente, de acordo com os indicadores da área. Há diversidade de instituições de formação e titulação na formação do corpo permanente. Há estabilidade do corpo docente,
de acordo com os indicadores da área. Com exceção de um docente, todos os demais já orientaram ou tem orientação em andamento. Durante o quadriênio foram defendidas 27 dissertações. A produção do
Programa conta com trabalhos em anais, livros, capítulos de livros e artigos em periódicos, envolvendo docentes e discentes. A produção por docente/ano no Programa é igual a 186 pontos, o que é considerado Bom na área para mestrados profissionais. A produção no estrato superior A1-A2-B1 é de 34 pontos/DP/ano, considerado Regular, e 19 pontos totais em livros e capítulos/DP/ano, classificada como Muito Bom para os mestrados profissionais da Área de Ensino. A produção técnica é classificada com o conceito Muito Bom na distribuição de indicadores da área, totalizando 93 pontos totais em produtos educacionais/DP/ano. Todos os docentes permanentes têm publicação em artigos o que mostra boa
distribuição, e a maioria têm produção técnica no quadriênio. O Programa mantém parcerias com
diferentes instituições nacionais e estrangeiras. A página do Programa na internet
(http://www.cp2.g12.br/blog/mpcp2) é clara, sendo possível acessar os produtos desenvolvidos, que
podem ser utilizados pelos professores do Ensino Médio e Fundamental. Diante do exposto, a comissão
observa progresso na avaliação dos itens 3 e 4 e sugere progressão para nota 4.

 

PARECER DA COMISSÃO DE ÁREA SOBRE O MÉRITO DO PROGRAMA

1 Proposta do Programa Muito Bom
2 Corpo Docente Bom
3 Corpo Discente e Trabalho de Conclusão Bom
4 Produção Intelectual Bom
5 Inserção Social Bom

NOTA:  4

O que é e como é feita a avaliação CAPES