Quadro por categoria das disciplinas do MPPEB-CPII
Breve Descrição das Disciplinas:
Obrigatórias:
Práticas de Sala de Aula
Ementa: Estudo de saberes e perspectivas conceituais e empíricas que fundamentam práticas educativas. Reflexão e engajamento crítico em relação a novas formas de ensinar e aprender: crenças, papéis, procedimentos e materiais. Problematização de questões reais dos processos de ensino-aprendizagem vividos pelos alunos, através de uma postura de professor-pesquisador.
Educação e Tecnologias no Espaço Escolar
Ementa: A tecnologia e a reinvenção dos parâmetros da cultura científica. Sociedade informática e ensino. Aspectos teóricos-conceituais da tecnologia informática na sociedade e na escola. O aproveitamento social da informática na cultura escolar. Articulação das linguagens e das mídias que circulam em diferentes espaços sociais e se inserem no contexto escolar. Discussão de estratégias de mudança em diferentes realidades sócio-escolares.
Metodologia da Pesquisa
Ementa: O método científico e as diferentes metodologias de pesquisa. Os paradigmas positivista, interpretativista e hermenêutico. Instrumentais quantitativos e qualitativos aplicáveis em questões de ensino-aprendizagem. As etapas da pesquisa, a geração de dados, análise e interpretação de informações obtidas. Ética em pesquisa. Paradigmas de pesquisa e produção do conhecimento: as bases epistemológicas da aprendizagem em Linguagem e Matemática. Planejamento da pesquisa: etapas básicas do projeto de pesquisa. As pesquisas empíricas e documentais. Subsídios para a seleção dos temas, focalização de tópicos, levantamentos de dados e procedimentos de amostragem. Análise e
apresentação de dados quantitativos e qualitativos. A elaboração de relatórios ou textos de apresentação dos resultados da pesquisa.
Seminário de Orientação
Ementa: Preparação do trabalho de pesquisa para a dissertação de mestrado, através da discussão dos fundamentos teórico-metodológicos relevantes para a temática escolhida, da adequação da metodologia de pesquisa, da definição de procedimentos de geração e de análise de dados.
Oficinas:
Oficina de Produção de textos Acadêmicos
Ementa: Diferentes tipos de textos acadêmicos: resumos, resenhas, artigos, monografias, projetos de pesquisa e dissertação e suas características. Etapas da produção de textos: o plano de trabalho e a redação. Convenções formais do texto e do paratexto (introdução, apresentação, notas, referências). Citação bibliográfica.
Oficina de Inglês para leitura do texto acadêmico
Ementa: Desenvolvimento da habilidade de leitura de textos acadêmicos em língua inglesa com vistas à leitura de bibliografia científica. Emprego de estratégias de leitura, ampliação de conhecimento lexical, relação entre informações textuais e não-textuais, análise de estruturas retóricas e identificação de características de gêneros, aspectos linguísticos relevantes.
Disciplinas Eletivas:
Ações Interdisciplinares na Educação Básica
Ementa: Estudo de questões referentes à integração curricular ou programática de projetos e ações interdisciplinares. Preparação de projetos e atividades para efetivação da interrelação de saberes.
Ambientes Virtuais e Colaborativos de Ensino-Aprendizagem
Ementa: Estudo da evolução dos ambientes virtuais e colaborativos. As diferentes modalidades de educação mediada pela tecnologia. O ensino mediado por computador, sistemas e ambientes de gerenciamento de conteúdos digitais, recursos para avaliação, monitoramento, interação e produção e desenvolvimento de conteúdos. Planejamento e Desenvolvimento de projetos para educação mediada por computador e sua relação e aplicação no Ensino de Linguagem e Matemática. Os games enquanto facilitadores do processo ensino aprendizagem. Comunidades de prática e a pesquisa em ambientes virtuais colaborativos de ensino-aprendizagem, metodologias de ensino e aprendizagem neste contesto: estado atual, perspectivas e tendências. Desenvolvimento do estudo da relação tecnologia e desenvolvimento conceitual no processo ensino/aprendizagem, enfocando aspectos da comunicação eletrônica, da Educação à Distância e de ambientes computacionais, como contexto propícios à investigação da aprendizagem colaborativa e do conhecimento compartilhado.
Análise do livro didático para a Educação Básica
Ementa: Condições de produção e critérios de escolha do livro didático na atualidade. O Programa Nacional do Livro Didático e as realidades escolares. O livro didático e os discursos e saberes dominantes. O uso crítico do livro no cotidiano da sala de aula. As contradições entre a proposta enunciada, o conteúdo e a abordagem. A questão do equilíbrio entre conteúdo e exercício.
Avaliação da aprendizagem na Educação Básica
Ementa: Avaliação da aprendizagem e educação escolar: aspectos históricos e filosóficos. Funções da Avaliação: diagnóstico, controle, classificação. Tipos de avaliação quanto a sua natureza: qualitativa e quantitativa. Modalidades de avaliação: contínua, cumulativa, processual, diagnóstica, formativa, participativa, emancipatória, somativa. As matrizes de referência do sistema nacional da avaliação da educação básica. Construção de instrumentos para a avaliação da aprendizagem na educação básica. Avaliação de desempenho no contexto dos sistemas de avaliação da educação básica: estudo de casos.
Ciências no Ensino Fundamental
Ementa: Estudo de temas relacionados com Ciências no Ensino Fundamental, enfatizando a importância
da alfabetização e letramento científicos. O funcionamento da ciência e da tecnologia no mundo atual. As relações entre Ciência, Tecnologia e aplicações na sociedade como ferramenta de cidadania. Propostas de inovações curriculares, como um dos componentes das propostas oficiais de currículo e ensino de todos os níveis de escolarização em Ciências.
Criatividade e projetos inovadores na Educação Básica
Ementa: Criatividade versus inovação: implicações e aplicações para o ensino e a aprendizagem na Educação Básica. A pessoa, o produto e o processo criativo. A Pedagogia das competências e o debate sobre o aprender a aprender. Perspectivas teórico-metodológicas para o desenvolvimento de projetos inovadores na educação Básica: a metodologia lógico-criativa de Louis Raths; os mapas mentais como estratégia de conhecimento e aprendizagem; o Ciclo de resolução de problemas de Robert Sternberg; os projetos de trabalho como estratégia de ensino e aprendizagem.
Desmistificando a Aprendizagem da Matemática
Ementa: Os fundamentos da Lógica Matemática. Resolução de problemas a partir do escolher e arrumar objetos de um conjunto. Estudo de sequências e recorrências como base teórica para o desenvolvimento de materiais concretos. Aplicação da Teoria dos Números a problemas de Criptografia. Conceitos da Teoria dos Grafos como ferramenta para resolver problemas de alocação de recursos e percursos. Análise de estruturas e relações discretas para o desenvolvimento de jogos e softwares.
Educação histórica: interpretações, problemas e desafios
Ementa: A escola como espaço de construção e reprodução das formas de dominação. Estudo das metodologias curriculares para o ensino da Histórica a partir do conceito de cidadania. A formação do docente de História na atualidade e sua prática. A construção do saber histórico e da interpretação da realidade. As fontes históricas como expressão das diferentes perspectivas acerca de uma realidade. Os atores históricos e seus diferentes “pontos de vista”: História e ideologia. A aula de história como ferramenta para entender e transformar a realidade.
Ensino em Humanidades
Ementa: As Humanidades como saberes disciplinares ensinados e cultivados nas escolas. As relações entre as Humanidades e a memória histórica. O ensino das Humanidades na escola em transformação. A escola como espaço de diferenças e conflitos. As Humanidades e suas didáticas: práticas escolares e pesquisa. A construção de diálogos interdisciplinares (História, Sociologia, Geografia, Filosofia, Línguas e Pedagogia). As dimensões do ensino de Humanidades no Brasil atual. Cultura e educação: propostas de aproximação. Agentes e mecanismos de produção e difusão do conhecimento humanístico no cenário internacional e no Brasil.
Estudos da corporeidade na escola e na sociedade.
Ementa: O corpo na escola e na sociedade brasileira. As condições político-sociais do corpo. Movimento e expressão corporal na história, na cultura e na sociedade. Compreensão da função estratégico-metodológica do corpo em relação ao conceito de saúde social e a cultura corporal. Entendimento e ação na relação da corporeidade no processo de construção do conhecimento nas novas tecnologias. Possibilidades de ações pedagógicas lúdicas e práticas do corpo e do movimento no espaço escolar. Corpo e movimento no tempo e espaço. As diversas manifestações e expressões corporais na escola.
Gestão do Conhecimento na Educação Básica
Ementa: O debate contemporâneo sobre os paradigmas no processo de investigação científica e suas repercussões no campo educacional: as relações entre crença, conhecimento e verdade. O Capital humano como fonte de valor e o binômio informação versus conhecimento no mundo do trabalho: implicações para a ação docente na educação básica. A gestão do conhecimento na sala de aula e suas dimensões: a linguagem do pensar e o pensamento estratégico no processo de ensino e aprendizagem. O papel da transferência no processo de ensino e aprendizagem. A formação dos professores e a gestão do conhecimento na educação básica: a prática do professor-pesquisador. A gestão do conhecimento na prática: pesquisa e elaboração de projetos de gestão do conhecimento na Educação Básica.
Interação no Espaço Escolar
Ementa: Estudo de tópico referente à interação no espaço escolar, considerando questões de construção de identidade, motivação, disciplina, desempenho e relações sociais. Estudo de tópico referente à interação no espaço escolar, considerando questões variadas como autonomia, valores, ética, relações de poder e limitações individuais, e questões variadas como autonomia, valores, ética, relações de poder e limitações individuais.
Letramentos no Ensino Fundamental
Ementa: Aspectos de letramentos transdisciplinares. Alfabetização e letramento: discussões sobre a apropriação da leitura, da escrita e das construções numéricas nos anos iniciais do ensino fundamental. Métodos tradicionais e abordagens contemporâneas: os desafios do processo ensino / aprendizagem. As práticas discursivas como fundamento para o aprendizado das linguagens escolares. O aluno como sujeito do processo de aprendizagem.
Literaturas e outras linguagens na escola básica
Ementa: Estudo da linguagem literária em seus aspectos e especificidades. Diferenças na abordagem dos gêneros em sala de aula: o lírico, o épico e o dramático. A linguagem do corpo: arte literária e representação cênica. Preparação de material didático voltado para a aprendizagem de múltiplas linguagens. A relação da literatura com outras linguagens artísticas, como as artes plásticas e a música. A literatura no espaço virtual: a Internet; escrita criativa e oralidade na formação do leitor competente. Obras clássicas e de literaturas para públicos específicos. Elementos para a formação de um leitor-cidadão crítico e na (re)significação dos valores sociais.
Metodologia do ensino de Matemática
Ementa: Esta disciplina visa discutir a metodologia no ensino de Matemática sob diferentes perspectivas, abordando o conhecimento específico e a educação matemática. Materiais didáticos, a prática e as tendências para o ensino da Matemática. Estudar diferentes metodologias: jogos e materiais instrucionais; Modelagem Matemática; Resolução de problemas e Investigação em sala de aula; História da Matemática como metodologia de ensino; Novas Tecnologias de Comunicação e Informação; Análise de erros.
Perspectivas de multimodalidade no contexto escolar
Ementa: Conceito de multimodalidade e principais linhas teóricas de análise do texto multimodal. Abordagem do texto visual na perspectiva do letramento visual e multiletramento. Estudo da linguagem visual em materiais pedagógicos, impressos ou digitais. Produção e análise de textos multimodais com foco no processo ensino-aprendizagem na escola básica.
Ementa: Recursos e materiais didáticos: conceito, classificação e características. Os recursos e materiais didáticos como ferramentas para a mediação do ensino e da aprendizagem significativa. Critérios para escolha, utilização e produção de recursos e materiais didáticos na educação básica. Adequação para o ensino de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.
Produção discente: expressão e construção do saber
Ementa: A escrita como instrumento de produção, reconstrução e construção de sentido para expressão de saberes, pensamentos e sentimentos. Os diferentes gêneros do discurso nas disciplinas escolares. Relações de produção e recepção, elementos da textualidade e avaliação dos textos produzidos no ambiente escolar. Relações entre os processos de escolarização de práticas de escrita e os usos sociais da escrita. Problemas no ensino relacionados às modalidades de produção discente.
Questões do ensino de Língua Portuguesa
Ementa: Avaliação crítica da contribuição para o espaço escolar de teorias sobre a linguagem. Estudo de aplicações práticas de conceitos linguístico-discursivos em formulações didáticas no programa curricular da educação básica. Variações linguísticas e ensino da língua portuguesa– contribuições da Sociolinguística. Relações entre os PCNs e a linguística textual. Desenvolvimento de atividades e material a partir de perspectivas conceituais.
Tecnologias digitais integradas ao contexto escolar na Educação Básica.
Ementa: Tecnologia digital na educação: conceito e evolução. Tendências de utilização de tecnologia digital na educação. Os conhecimentos necessários para o uso de tecnologia digital no ensino: o modelo TPACK. Tecnologia digital na escola: o papel do aluno e do professor. O processo de apropriação de tecnologia digital pelo professor em suas práticas de sala de aula. A escola como agência de letramento digital. Gêneros digitais como objeto de ensino. Práticas de letramento digital na formação de professores. Dispositivos móveis: ferramentas pedagógicas para o ensino e aprendizagem. Gamificação na sala de aula: desafios e possibilidades. A Sociedade em Rede e a Cibercultura: novas formas de interação. Educação a Distância: limites e possibilidades. Ambientes Virtuais de Aprendizagem: caminhos para uma aprendizagem significativa.
Tendências contemporâneas de ensino-aprendizagem
Ementa: Oficinas sobre temas variados, de cunho teórico-prático, ministradas por professores especialistas convidados, sob a coordenação de um professor do programa. Panorama de questões atuais de ensino-aprendizagem como: O professor-reflexivo, pesquisa em sala de aula, questões de disciplina, criação de materiais, avaliação, qualidade da aprendizagem, dentre outras.