Egressos

Almeja-se que os egressos do Programa dominem conhecimentos sólidos e abrangentes do corpo teórico de sua área de atuação; desenvolvam uma visão atualizada dos processos educacionais; ampliem o cabedal de instrumentos e estratégias escolares que incluam as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e apliquem esses saberes diretamente na sua prática docente; assumam postura proativa a mudanças no ensino a partir da análise das práticas escolares e dos processos de aprendizagem; experimentem instrumentos, recursos e metodologias que visem à melhoria do desempenho escolar dos estudantes e, como consequência, colaborem na melhoria da qualidade da educação brasileira; produzam materiais didáticos inovadores para a Educação Básica, fundamentados teoricamente e testados em sua aplicabilidade; compreendam a inter-relação entre práticas educativas e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, gerando novas formas de aprender no âmbito escolar e fora dele; participem ativamente de grupos de pesquisa, projetos de Extensão e de atividades de formação continuada. Considerando que a formação oferecida no Curso é, também, uma formação em serviço, espera-se que o egresso se torne multiplicador de saberes e práticas no seu ambiente escolar, construindo, assim, redes de conhecimentos.

A partir de 2016 implementamos processos contínuos de acompanhamento de egressos, que incluem a participação em eventos do MPPEB-CPII, o acompanhamento de atividades docentes desse egresso – através de parcerias que envolvem pesquisa e extensão – e coleta de informações através de formulários estruturados.