GRUPO DE PESQUISA – GEPLIEB

Sem título-1 (1)
 GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM LINGUA(GEM) E PROJETOS INOVADORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA – GEPLIEB

 

Líder: ALDA MARIA COIMBRA AGUILAR MACIEL

 

Projeto de pesquisa do grupo e respectivos objetivos:

ESTUDOS E PESQUISAS EM LINGUA(GEM) E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS

Sob uma perspectiva sociossemiótica, investigar questões relacionadas aos multiletramentos e letramentos com vistas ao desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras inter e transdisciplinares. Discutir os conceitos de diferentes letramentos e da multimodalidade e principais linhas teóricas de análise textual para propor abordagens nas perspectivas do letramento visual, crítico, literário e linguístico e de multiletramentos para a Educação Básica. Estudar diversas linguagens em materiais pedagógicos, impressos e digitais com foco no processo ensino-aprendizagem na escola básica para, a partir de análises de textos multimodais, contribuir para a produção de material didático transformador. Nortear o aperfeiçoamento de estratégias e materiais de ensino para cursos presenciais ou à distância, com vistas ao desenvolvimento de cursos de diferentes modalidades para públicos diversos.

 

Linhas de pesquisa:

1-Linguagens e Letramentos no Ensino Básico

A linha de pesquisa denominada Linguagens e Letramentos no Ensino Básico têm por objetivo analisar as inter-relações entre linguagens e letramentos (Crítico, Visual; Matemático, Digital, entre outros) no contexto em que se apresentam e criar alternativas pedagógicas que atendam às demandas do processo ensino-aprendizagem, no Ensino Básico.

 

2-Literatura e outras linguagens no Ensino Básico

A linha de pesquisa Literatura e outras Linguagens no E.B tem como objetivo pesquisar as formas de letramento literário na Educação Básica, analisar e promover estudos sobre o texto literário e outros textos intersemióticos diretamente implicados na construção do objeto literário. Pretende também estudar processos e recursos que possam favorecer a promoção da leitura literária em sala de aula e favorecer a construção de projetos de leitura, produtos, materiais e recursos de mediação que auxiliem nesse processo de letramento literário.

 

Pesquisadores:

-Alda Maria Coimbra Aguilar Maciel – Currículo Lattes

-Aira Suzana Ribeiro Martins – Currículo Lattes

-Flávia Vieira da Silva do Amparo – Currículo Lattes

-Jorge Luiz Marques de Moraes – Currículo Lattes

 

Estudantes:

Adriana do Nascimento Querido
Alessandra Goldenberg
Ana Carolina Vieira de Brito
Ana Claudia de Macena Freitas D’Estillac Leal
Ana Renata Coimbra Borges
Andrea de Macena Freitas
Andrea Lugo Nectoux
Andrea Santos Alves
Aparecida Letícia Oliveira Mota da Silva
Aparecida Maria Peres Mainenti
Camila Oliveira Louro Machado
Carla Patrícia Vasconcelos Seixas
Elaine Durval Silva de Almeida
Gizele Dias Pereira
Jakeline Bastos de Siqueira
Jane Kelly de Souza Nascimento
Jullie Maggessi
Karoline Guimarães Castro Ferreira
Larissa Mendes Monteiro
Lívia Mergulhão da Cunha
Luciene Guida Cardoso
Marcia Cristina Mendes de Freitas
Mariana Vera Cruz Pereira
Michele Francisco Cassiano
Renata Monteiro do Espírito Santo
Vanessa de Souza Rosado Drago
Viviane Glicerio Chaves
William Fernandes Gouveia
Técnicos 
Andre Gomes Dantas
João Paulo dos Santos Cardozo
Rogerio Rodrigues Damasceno

 

Espelho do grupo de pesquisa no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ

 

PRODUÇÕES DO GEPLIEB

 

DISSERTAÇÕES

-COIMBRA, A. M.; MARTINS, A. S. R.; FERNANDES, M. B. S.. Participação em banca de ANA CAROLINA BRITO. IMAGENS QUE CONTAM: A PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Práticas de Educação Bási) – Colégio Pedro II – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura.

 

-COIMBRA, A. M.; FREITAS, A.; RIBEIRO, A. M. Participação em banca de Jakeline Siqueira. LEITURA CRÍTICA NA ESCOLA BÁSICA: INVESTIGAÇÃO DA INTERAÇÃO ENTRE METÁFORAS E SUAS REALIZAÇÕES VISUAIS EM HQ. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) – Colégio Pedro II – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura.

-MARTINS, A.S.R; VIEIRA,E.R.; MACIEL,A.M.A.R.; BARBOSA, L.G.R.;BOTELHO,J.M,SIMÕES, D.M.P.; MARQUES, J.L. Orientação da dissertação de Jullie Magessi. De Camões a Drummond, poesia para quê? Refletir o gênero poético por meio de tecnologias digitais. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) – Colégio Pedro II – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura.

 

PRODUTOS EDUCACIONAIS

 

-COIMBRA, A.M.; BRITO, A. C. V. Caderno pedagógico: Imagens que contam, como contam? Orientações às (aos) docentes de Educação Infantil para o desenvolvimento do letramento visual. 2017.

-SIQUEIRA, J.; COIMBRA, A. M. Decifrando o enigma entre o verbal e o visual. 2016.

-MAGESSI, J.; MARTINS, A.S.R. Poema, para quê? 2020

 

ARTIGOS EM PERIÓDICOS

 

-BRITO, ANA CAROLINA VIEIRA DE; MACIEL, ALDA MARIA COIMBRA AGUILAR. Letramento Visual na Educação Infantil: uma Proposta de Ensino. REVISTA DE ENSINO, EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS, v. 20, p. 327, 2019.

 

-SIQUEIRA, J.; MACIEL, ALDA MARIA COIMBRA AGUILAR. LEITURA CRÍTICA DE IMAGENS EM LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PEDAGÓGICA A PARTIR DOS APORTES TEÓRICOS DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL. REVISTA CADERNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, v. 4, p. 48-68, 2019.

 

-BERALDI, GABRIEL MOREIRA; COIMBRA, ALDA MARIA. Quadrinhos: uma abordagem multimodal para o ensino de Filosofia. EDUCA – REVISTA MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO, v. 4, p. 114, 2018.

 

 

TRABALHOS EM EVENTOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO NO GRUPO

 

-Título da palestra:  Três momentos da autoria afro-brasileira na década de 10:  Henrique Rodrigues, Itamar Vieira Jr e Jeferson Tenório. Local:  Università Ca’Foscari Venezia (transmissão remota)

Nome do evento:  O avesso do mesmo lugar – ciclo de aulas sobre literatura de autoria negra. Período:  maio 2020

 

-I COLÓQUIO SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS: DESAFIOS E OPORTUNIDADES. A INOVAÇÃO EM FOCO. 2019. (Organização e abertura).

 

-II COLÓQUIO SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS: DESAFIOS E OPORTUNIDADES. A INCLUSÃO EM FOCO. 2019. (Organização e abertura).

 

-II Jornada de Estudos e Pesquisas em Língua(gem) do IFRJ. Criatividade e Inovação em Educação Profissional e Tecnológica e Educação Básica: incursões teóricas e práticas. 2019. (palestra).

 

-I JORNADA DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EPT. 2019. (Organização e abertura).

 

-I Jornada de Estudos e Pesquisas em Língua(gem) do IFRJ.O desenvolvimento de práticas de multiletramentos em projetos de Educação Profissional e Tecnológica. 2018. (palestra)

 

-I Jornada de Formação em EaD. A Comunicação na EaD. 2018. (oficina).

 

-I Semana de Ciência, Tecnologia e Economia Criativa para inclusão na Baixada Fluminense – IFRJ. 2018. LET´S TALK ABOUT SCIENCE. 2018. (Oficina).

 

-I Seminário Internacional da ABRALITEC. Mesa redonda 1 – A docência em língua inglesa segundo os professores da Rede Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. 2018. (Mesa redonda).

 

-I JORNADA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO IFRJ. Relato de Experiência no Brazil TESOL Training Program. Northern Virginia Community College, NOVA. 2017. (palestra).

 

-I Seminário de Pesquisa e Extensão do IFRJ (SPEEX 2017). Inglês Light para a Terceira Idade: a extensão inclusiva do Campus Resende. 2017. (palestra).

 

-CONGRESSO INFANTIL DE EDUCAÇÃO INFANTIL / CONGRESSO DE CRECHES UNIVERSITÁRIAS DA AMÉRICA LATINA E CARIBE/UDUAL. O uso de imagens na Educação Infantil como instrumento de letramento. 2016. (comunicação oral).

 

PARTICIPAÇÃO EM BANCAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO

 

-COIMBRA.A.M.; RIBEIRO, A. M.; MARTINS, A. S. R.; MARQUES, J.; BAIAO, J. C. Participação em banca de Andrea Santos Alves. O desenvolvimento do letramento visual no processo ensino-aprendizagem de arte na Educação Básica: uma contribuição para a formação docente continuada. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) – Colégio Pedro II – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura.

 

-MARTINS, A. S. R.; VIEIRA, E. R.; COIMBRA, ALDA MARIA; BARBOSA, L. G.; BOTELHO, J. M. Participação em banca de Jullie Maggessi. De Camões a Drummond, poesia para quê? 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) – Colégio Pedro II – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura.

 

-RIBEIRO, A. M.; COIMBRA, A.M.; BAIAO, J. C. Participação em banca de Aline Cabral Rangel de Mesquita. O uso de vídeos na aula de língua inglesa: experiências e contribuições para a aprendizagem no 1º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública no município do Rio de Janeiro. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica) – UERJ- Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira.

 

-COIMBRA, A. M.; MARTINS, A. S. R.; FERNANDES, M. B. S. Participação em banca de ANA CAROLINA BRITO. Imagens que contam: a pedagogia dos multiletramentos na Educação Infantil. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) – Colégio Pedro II – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura.

 

-COIMBRA, A. M.; FREITAS, A.; RIBEIRO, A. M. Participação em banca de Jakeline Siqueira. Leitura crítica na Escola Básica: investigação da interação entre metáforas e suas realizações visuais em HQ. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) – Colégio Pedro II – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura.

 

-MARTINS, A. S. R.; MACIEL, A. M. C. A.; RIBEIRO, A. S. M.; BAIÃO, J. C.; MARQUES, J.L. Participação em banca de Andrea Santos Alves. O Desenvolvimento do Letramento Visual no Processo Ensino-Aprendizagem de Arte na Educação Básica: uma contribuição para a formação docente continuada. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Práticas de Educação Básica) – Colégio Pedro II.

-VIANNA, A. V; AMPARO, F. V. S.; LIMA, M. J. G; MARTINS, A.S.R. Participação em banca de Shirley dos Santos Lyra. Ciências e gêneros textuais nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma experiência não literal. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Práticas de Educação Básica) – Colégio Pedro II.

-VIANNA, A. V; AMPARO, F. V. S.; LIMA, M. J. G. Participação em banca de Shirley dos Santos Lyra. Ciências e gêneros textuais nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma experiência não literal. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Práticas de Educação Básica) – Colégio Pedro II.

-DIAS, A. C; AMPARO, F. V. S.; PASCHE, M. E. G.; Participação em banca de Alaine da Silva Lopes. Fotografia e Haicai: a poesia por um flash trivial. 2020. Exame de Qualificação de Mestrado (ProfLetras)- UFRJ.

 

-MARTINS, A. S. R.; MACIEL, A. M. C. A.; RIBEIRO, A. S. M.; BAIÃO, J. C.; MARQUES, J.. Participação em banca de Andrea Santos Alves. O Desenvolvimento do Letramento Visual no Processo Ensino-Aprendizagem de Arte na Educação Básica: uma contribuição para a formação docente continuada. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Práticas de Educação Básica) – Colégio Pedro II.

 

-GARRÃO NETO, E. M.; MARQUES, J.; SANTOS, L. W. Banca examinadora da defesa de memorial com vistas à promoção à classe de docente titular. 2020. Colégio Pedro II.

 

PUBLICAÇÕES

 

Extensão educação básica / Editor da coleção: Francisco Roberto Pinto Mattos; Organizadora: Alda Maria Coimbra… [et al]. – Rio de Janeiro: Colégio Pedro II, 2017. 138 p. – (Coleção O novo velho Colégio Pedro II; 8). ISBN: 978-85-64285-44-6 (obra completa); ISBN: 978-85-64285-52-1 (volume 8)

 

AMPARO; F. V. S.; SILVA, M.G. “Cuidado leitor ao voltar essa página!”, sobre prefácios, leitores e escritores no Romantismo brasileiro. Revista O Eixo e a Roda, Belo Horizonte, v. 29, n. 1, p. 155-180, 2020.