Práticas Emergente na Educação Básica – PEEB

Grupo de Pesquisa: Práticas Emergentes na Educação Básica – PEEB

 

Pesquisadores:

Drª Aline Viégas Vianna (Coordenadora) – CV Lattes

Dr. Eduardo Folco Capossoli –  CV Lattes

Dr. Marco Antonio Santoro Salvador – CV Lattes

Dr. Rogerio da Costa Neves – CV Lattes

 

Objetivos:

O grupo de pesquisas Práticas Emergentes na Educação Básica (PEEB) possui como objetivo principal o investimento na formação docente em prol da construção de práticas pedagógicas emergentes e do desenvolvimento de novas teorias na perspectiva da construção de um paradigma contemporâneo educacional, baseado nos estudos teóricos da complexidade e estruturado em existentes obras da literatura científica na área de Humanidades e por diversos pesquisadores legitimados dos diversos vieses de estudos que se propõe o grupo PEEB.

A partir das concepções e estudos baseados na Complexidade e nas práticas emergentes desenvolvidas na educação contemporânea nos embasamos no Paradigma Emergente como o ponto de convergência das pesquisas que encampam as áreas da Corporeidade, das Ciências e da Complexidade que o PEEB se propõe a pesquisar. Tal perspectiva teórica se baseia na interdisciplinaridade e incentiva a busca teórico/prática de diálogos entre os saberes, atualmente separados nos diferentes campos disciplinares dos sistemas de ensino. Nesse sentido, os pesquisadores e alunos do grupo atuam em duas linhas de pesquisa.

 

Linhas de Pesquisa:

1) Ciência, Ambiente e Sociedade: busca o reconhecimento das interações dialógicas existentes entre as estruturas sociais, a cultura científica e a apropriação da natureza, na perspectiva da contra-hegemonia. A linha de pesquisa ainda atua no âmbito da Educação Ambiental Crítica e do Ensino de Ciências da Natureza em suas interseções com a alfabetização e letramento científicos.

2) Complexidade e Corporeidade: busca colaborar na construção de conhecimentos interdisciplinares em uma educação contemporânea na formação composta nas mais variadas dimensões humanas e diferentes metodologias tanto nos aspectos cognitivos quanto nos aspectos corporais e subjetivos, sempre embasados na ludicidade e nas identidades escolares.

 

Integrantes:

Linha de Pesquisa 1: Ciência, Ambiente e Sociedade

Mestranda(o) Entrada no  MPPEB Orientador (a)
Alessandra  da Silva Ribeiro Turma 2020 Aline Viégas
Alexandro Miranda Lima Fragas Turma 2020 Aline Viégas
Ana Letícia Caruzo Xavier Turma 2020 Aline Viégas
Cíntia Daniele da Silveira Picalho Turma 2020 Eduardo Capossoli
Katiany Khristiny C. Silva de Souza Turma 2019 Aline Viégas
Laís Fernandes Turma 2019 Eduardo Capossoli / Coorientação: Aline Viégas
Mariana Silva de Andrade Turma 2018 /Defesa 2020 Aline Viégas / Coorientação: Eduardo Capossoli
Fábio Rodrigues Pereira Turma 2017 / Defesa 2019 Rogério Neves
Shirley dos Santos Lira Turma 2017 / Defesa 2020 Aline Viégas
Leonardo Felipe Corrêa Pinto Turma 2016 / Defesa 2018 Aline Viégas
Paulo Victor dos Santos Pereira Turma 2016 / Defesa 2018 Aline Viégas
Janaína Silva Alves Turma  2015/Defesa 2017 Marco Santoro/ Coorientação: Esther Kuperman

 


Linha de Pesquisa 2:
Complexidade e Corporeidade 

Mestranda(o) Entrada no  MPPEB Orientador(a)
Álisson Jardel Pereira Silva Turma 2020 Marco Santoro
Ana Laura Simão Turma 2020 Eduardo Capossoli
Marineuza Souza dos Santos Turma 2020 Rogério Neves
Ruth Patrício Rubim Turma 2019 Eduardo Capossoli
Tatiane Melo da Silva Turma 2019 Eduardo Capossoli / Coorientação: Kátia Xavier
Carla Verônica Cesar Trigo Turma 2018/ Qualificação realizada Marco Santoro
Fernanda de Araújo Dias Turma 2018/Qualificação realizada Rogério Neves
Mariana da Costa Paixão Turma 2018 Marco Santoro
Daniela Baeta dos Santos Turma 2017 / Defesa 2019 Aline Viégas / Coorientação: Esther Kuperman
Juliana Marques Paiva de Souza Turma 2017 / Defesa 2019 Marco Santoro
Luene Cristina Santos de Almeida Turma 2017 / Defesa 2020 Rogério Neves
Samuel de Andrade Gomes Turma 2017 / Defesa 2019 Marco Santoro
Arthur Cordeiro Turma 2016 / Defesa 2018 Marco Santoro
Juliana Santos Lizzi Turma 2016 / Defesa 2019 Rogério Neves
Rafael Fiaux de Souza Turma 2016 / Defesa 2018 Marco Santoro


Seminários (Em construção)

Produção Acadêmica 

Práticas Emergentes na Educação Básica: experiências e fundamentos – Ebook

Bibliografia (Em construção)