Grupo de Pesquisa: Análise do Uso e Produção de Recursos Didáticos

Análise do Uso e Produção de Recursos Didáticos

Professores Responsáveis: Christine Sertã Costa, Edite Resende Vieira, Francisco Roberto Pinto Mattos, Marcia Martins de Oliveira e Neide da Fonseca Parracho Sant’Anna.

Quem somos: O grupo de pesquisa Análise do Uso e Produção de Recursos Didáticos faz parte  do Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica (MPPEB-CPII), vinculado à Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II (PROPGPEC).

Objetivo:  integrar a construção de conhecimentos pedagógicos e saberes disciplinares de modo a produzir e analisar materiais didáticos multidisciplinares procurando promover resultados mais efetivos nas salas de aula dos diversos sistemas escolares.

Linhas de Pesquisa: 

  • Ações Inovadoras no Ensino Básico
  • Tecnologia no Ensino Básico
  • Inclusão no Ensino Básico
  • Educação Matemática no Ensino Básico

Produtos Educacionais: os Produtos construídos e analisados são frutos:

  • de disciplinas do MPPEB-CPII;
  • de oficinas oferecida pelo grupo ao Programa de Residência Docente do CPII e a programas da extensão do CPII;
  • das dissertações de alunos do MPPEB-CPII (essas, e dos demais grupos de pesquisa, estão disponíveis no link http://www.cp2.g12.br/blog/mpcp2/produtos-educacionais)

Clique aqui para acessar o SITE com alguns Produtos Educacionais.

Artigos Publicados:

Livros:

  • Produções na Sala de Aula em Relatos de Professores, ISBN 978-85-7993-489-6, 2018. Ebook.
  • Tecnologia na Sala de Aula em Relatos de Professores, ISBN 978-85-444-1364-7, 2016. Capa. Sumário. Versão on-line.
  • Interdisciplinaridade na sala de aula em relatos de professores, ISBN: 978-65-5930-099-0, 2020. Interdisciplinaridade_compressed
  • Ambientes Virtuais de Aprendizagem para o Ensino Remoto – Coletânea de Propostas, ISBN: 978-65-5930-048-8, 2021. Ebook.

Dissertações:

  • Trajetória de Construção de um Portfoliode Ensino de Ciências em uma Escola de Educação Integral: Reflexões sobre a Seleção, Autoria e Utilização de Materiais Didáticos Diversos (CAMILLA DE CARVALHO GUIMARÃES, FRANCISCO ROBERTO PINTO MATTOS  (orient.))
  • APRENDIZAGEM ONLINE EM DESENHO GEOMÉTRICO: Apostila integrada com o Ambiente Virtual de Aprendizagem- Moodle (LUCIENE MARIA DE SOUZA ZANARDI, FRANCISCO ROBERTO PINTO MATTOS (orient.))
  • INVESTIGAR E EXPLORAR O GRÁFICO DA FUNÇÃO QUADRÁTICA COM O GEOGEBRA: REFLEXÕES EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA (ELISAMA DE MENDONÇA FELIPE, EDITE RESENDE VIEIRA (orient.))
  • TECNOFOBIA: TECNOLOGIA E FILOSOFIA NA SALA DE AULA (DANIELA PEREIRA VASQUES, EDITE RESENDE VIEIRA (orient.))
  • UMA SALA DE AULA VIRTUAL PARA O ENSINO COLABORATIVO DE ESPANHOL COM BASE NOS TEMAS TRANSVERSAIS (ANA CLAUDIA ESTEVES DE CARVALHO, CHRISTINE SERTÃ COSTA (orient.))
  • ENSINO E TECNOLOGIAS: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DA PLATAFORMA SCRATCH (MICHEL FIGUEIREDO DE SOUZA, CHRISTINE SERTÃ COSTA  (orient.))
  • JOGAR PARA MOTIVAR E VIVER A HISTÓRIA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA EM JOGOS E GAMIFICAÇÃO (RENAN DA CRUZ PADILHA SOARES, MARCIA MARTINS DE OLIVEIRA (orient.))
  • ISOLAR O X, ISOLAR O Y…E AGORA? RECURSOS TECNOLÓGICOS DIGITAIS COMO MEDIADORES NA RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU (ROSIMÉRI CORRÊA FRANÇA, EDITE RESENDE VIEIRA (orient.))