Análise do Uso e Produção de Recursos Didáticos
Professores Responsáveis: Christine Sertã Costa, Edite Resende Vieira, Francisco Roberto Pinto Mattos, Marcia Martins de Oliveira e Neide da Fonseca Parracho Sant’Anna.
Quem somos: O grupo de pesquisa Análise do Uso e Produção de Recursos Didáticos faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica (MPPEB-CPII), vinculado à Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II (PROPGPEC).
Objetivo: integrar a construção de conhecimentos pedagógicos e saberes disciplinares de modo a produzir e analisar materiais didáticos multidisciplinares procurando promover resultados mais efetivos nas salas de aula dos diversos sistemas escolares.
Linhas de Pesquisa:
- Ações Inovadoras no Ensino Básico
- Tecnologia no Ensino Básico
- Inclusão no Ensino Básico
- Educação Matemática no Ensino Básico
Produtos Educacionais: os Produtos construídos e analisados são frutos:
- de disciplinas do MPPEB-CPII;
- de oficinas oferecida pelo grupo ao Programa de Residência Docente do CPII e a programas da extensão do CPII;
- das dissertações de alunos do MPPEB-CPII (essas, e dos demais grupos de pesquisa, estão disponíveis no link http://www.cp2.g12.br/blog/mpcp2/produtos-educacionais)
Clique aqui para acessar o SITE com alguns Produtos Educacionais.
Artigos Publicados:
- Robalinho, B.C.S.D. ; COSTA, C. S.
Jogo Digital na inclusão de alunos com deficiência visual. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, v. 22, p. 60-78, 2019. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/8b04/cfd841d9558c3e0ba5df7bbda03a4e5c4ba4.pdf
- Beraldi, G, Mattos, F R P, Martins, A S R,
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, MULTISSERIAÇÃO E RECURSOS DIDÁTICOS DIGITAIS: UMA TENTATIVA DE DIÁLOGO, Educação, v. 44, 2019 ISSN: 1984-6444 | http://dx.doi.org/10.5902/1984644434990 - FELIPE, Elisama de Mendonça; VIEIRA, Edite Resende
Software GeoGebra: uma proposta de ensino para potencializar a interpretação gráfica da função quadrática. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. Ano 2019, nº. 2, p. 104 -119. - VASQUES, Daniela Pereira; VIEIRA, Edite Resende
Tecnosofia: uma experiência de ensino híbrido nas aulas de Filosofia. Revista Digital Formação em Diálogo. Ano 2019, v. 2, nº 2, p. 36 – 48. - Pires, Silvia Regina da Fonseca Gonçalves; Marques, Ricardo Moura dos Santos; Figueiredo, Adriana Bravo; Lima, Cecília Batista da Silva
ANÁLISES SOBRE PEDAGOGIA HOSPITALAR: A QUESTÃO DA MULTIDISCIPLINARIDADE NA PRODUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO. BJPE – Brazilian Journal of Production Engineering, São Mateus, Vol. 5, N.º 2, p. 10-19, 2019. ISSN: 2447-5580. Editora CEUNES/DETEC.
Disponível em: http://periodicos.ufes.br/BJPE/article/view/V05N02_2/pdf - Paes, E.D. ; COSTA, C. S.
Coisa de Professor: um incentivo à apropriação da tecnologia educacional por docentes do Ensino Fundamental. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO), v. 18, p. 1, 2018.
Disponível em: http://educacaopublica.cederj.edu.br/revista/artigos/coisa-de-professor-um-incentivo-a-apropriacao-da-tecnologia-educacional-por-docentes-do-ensino-fundamental - SOARES, R. C. P.; GOMES, S. A.; COSTA, C. S.; MATTOS, F. R. P.
PRODUÇÃO DE VÍDEO NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE PROTAGONISMO ESTUDANTIL. TECNOLOGIA & CULTURA (CEFET/RJ). , v.32, p.6 – 16, 2018.
Disponível em: http://www.cefet-rj.br/attachments/article/195/revista32.pdf - CHIOSSI, RENATA REIS ; COSTA, C. S. Novas formas de aprender e ensinar: a integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na formação de professores da educação básica. TEXTO LIVRE, v. 11, p. 160, 2018.
Disponível em: http://periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/12285 - SANT´ANNA, N. F. P. ; MATTOS, F. R. P.; COSTA, C. S.
Continuing Education for Teachers in the Teaching Residency Program at Colégio Pedro II in Brazil. CREATIVE EDUCATION, v. 08, p. 1173-1192, 2017.
Disponível em: https://file.scirp.org/pdf/CE_2017063015380304.pdf - BERALDI, G. M. ; LANNES, E. J. ; MATTOS, F. R. P. ; COSTA, C. S.
Lazer Produtivo: uma proposta de aprendizagem distraída para a disciplina desenho geométrico. e-Mosaicos, v. 6, p. 162-175, 2017.
Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/viewFile/28748/21446 - COSTA, C. S.; MARQUES, R. M. S.
Cadeias de Markov: um tema com aplicações interessantes e possibilidades interdisciplinares na Educação Básica. Temas & Conexões, v. 2, p. 1-11, 2017.
Disponível em: http://cp2.g12.br/ojs/index.php/temaseconexoes/article/view/212/158 - NESPOLI, M. ; COSTA, C. S.
Discovering and Improving: recurso didático digital de Inglês para alunos disléxicos. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO), v. 17, p. 1, 2017.
Disponível em: http://educacaopublica.cederj.edu.br/revista/artigos/discovering-and-improving-recurso-didatico-digital-de-ingles-para-alunos-dislexicos - SILVA, M.; JESUS, S.; MATTOS, F. R. P.; COSTA, C. S.
A Adesão ao Uso de Fan Page como recurso didático no letramento. RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação, v.14, p.1 – 12, 2016. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67343 - DRAGO, V.S.R.; MORAES, C.F.B.; COSTA, C. S.
A Tecnologia nos Anos Iniciais: Novas possibilidade de aprendizagem a partir do gênero Contos de Fadas. Revista Tecnologias na Educação, v.14, p.1 – 11, 2016. Disponível em: http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2016/07/Rel1-vol14-jul2016-A-tecnologia-nos-anos-iniciais-Novas-possibilidades-de-aprendizagem-a-partir-do-g%C3%AAnero-contos-de-fada.pdf - SOUZA, M. C. A. R.; COSTA, C. S.
Tecnologia Assistiva na aprendizagem da matemática pelo aluno com deficiência intelectual. Revista Internacional de Diversidad e Identidad en la Educación, v.3, p.41 – 52, 2016. Disponível em: http://journals.epistemopolis.org/index.php/diversidad/article/view/565 - SOUZA, M. C. A. R.; HENRIQUE, A. O.; MATTOS, F. R. P.; COSTA, C. S.
Um jogo como ferramenta para a inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais. Dialogia, v.24, p.113 – 126, 2016. Disponível em: http://www4.uninove.br/ojs/index.php/dialogia/article/viewFile/5902/3287 - MARQUES, R. M. S.; COSTA, C. S.
Por uma Educação Matemática Crítica na EJA: da desopressão à conscientização do aluno-cidadão-consumidor. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v.5, p.163 – 178, 2015. Disponível em: http://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/viewFile/217/272 - LIMA, A. S.; COSTA, C. S.
Educação Financeira na Educação Básica: um bom Negócio. Educação Matemática em Revista, v.44, p.30 – 38, 2015. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/revista/index.php/emr/article/view/432/pdf - COSTA, C. S.; SOUZA, M. C. A. R.
O Aluno com Deficiência Intelectual e a Resolução de Problemas. Educação Matemática em Revista, v.47, p.29 – 37, 2015. Disponível em: http://sbem.com.br/revista/index.php/emr/article/view/539 - FRANCISCO, M. D. C.; TELES, A. F.; MATTOS, F. R. P.; COSTA, C. S.
FÁBRICA DE HISTÓRIAS: UMA POSSIBILIDADE DE SE TRABALHAR A LÍNGUA ESCRITA. Pesquisas em Discurso Pedagógico (Online), v.2, p.1 – 12, 2014. Relato(s) disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/rev_pdpe.php?strSecao=fasciculo&fas=26798&NrSecao=27
Livros:
- Produções na Sala de Aula em Relatos de Professores, ISBN 978-85-7993-489-6, 2018. Ebook.
- Tecnologia na Sala de Aula em Relatos de Professores, ISBN 978-85-444-1364-7, 2016. Capa. Sumário. Versão on-line.
- Interdisciplinaridade na sala de aula em relatos de professores, ISBN: 978-65-5930-099-0, 2020. Interdisciplinaridade_compressed
- Ambientes Virtuais de Aprendizagem para o Ensino Remoto – Coletânea de Propostas, ISBN: 978-65-5930-048-8, 2021. Ebook.
Dissertações:
- MATEMÁTICA COTIDIANA – UM TRABALHO COM MATEMÁTICA CRÍTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (RICARDO MOURA DOS SANTOS MARQUES, CHRISTINE SERTÃ COSTA (orient.))
- Trajetória de Construção de um Portfoliode Ensino de Ciências em uma Escola de Educação Integral: Reflexões sobre a Seleção, Autoria e Utilização de Materiais Didáticos Diversos (CAMILLA DE CARVALHO GUIMARÃES, FRANCISCO ROBERTO PINTO MATTOS (orient.))
- NOVAS FORMAS DE APRENDER E ENSINAR: USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. (RENATA REIS CHIOSSI, CHRISTINE SERTÃ COSTA (orient.))
- TECNOLOGIA ASSISTIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PELO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (MARLUCY CAMPOS DE ALMEIDA REISINGER DE SOUZA, CHRISTINE SERTÃ COSTA (orient.))
- MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA ATRAVÉS DO USO DE RECURSO DIDÁTICO DIGITAL NA AQUISIÇÃO DE LÍNGUA INGLESA POR ALUNOS DISLÉXICOS (MAYARA NESPOLI, CHRISTINE SERTÃ COSTA (orient.))
- APRENDIZAGEM DISTRAÍDA E MULTISSERIAÇÃO: novos caminhos para a Educação de Jovens e Adultos (GABRIEL MOREIRA BERALDI, FRANCISCO ROBERTO PINTO MATTOS (orient.))
- TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM (ELIZABETH DOMICIANO PAES, CHRISTINE SERTÃ COSTA (orient.))
- NOTAS-SONS MUSICAIS: UM OLHAR SOBRE A ALFABETIZAÇÃO MUSICAL (MAURÍCIO CARVALHO DURÃO BARBOSA, CHRISTINE SERTÃ COSTA (orient.))
- APRENDIZAGEM ONLINE EM DESENHO GEOMÉTRICO: Apostila integrada com o Ambiente Virtual de Aprendizagem- Moodle (LUCIENE MARIA DE SOUZA ZANARDI, FRANCISCO ROBERTO PINTO MATTOS (orient.))
- INVESTIGAR E EXPLORAR O GRÁFICO DA FUNÇÃO QUADRÁTICA COM O GEOGEBRA: REFLEXÕES EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA (ELISAMA DE MENDONÇA FELIPE, EDITE RESENDE VIEIRA (orient.))
- TECNOFOBIA: TECNOLOGIA E FILOSOFIA NA SALA DE AULA (DANIELA PEREIRA VASQUES, EDITE RESENDE VIEIRA (orient.))
- O JOGO DIGITAL COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO ESCOLAR DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL (BRUNO CESAR SOARES DILE ROBALINHO, CHRISTINE SERTÃ COSTA (orient.))
- UMA SALA DE AULA VIRTUAL PARA O ENSINO COLABORATIVO DE ESPANHOL COM BASE NOS TEMAS TRANSVERSAIS (ANA CLAUDIA ESTEVES DE CARVALHO, CHRISTINE SERTÃ COSTA (orient.))
- ENSINO E TECNOLOGIAS: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DA PLATAFORMA SCRATCH (MICHEL FIGUEIREDO DE SOUZA, CHRISTINE SERTÃ COSTA (orient.))
- JOGAR PARA MOTIVAR E VIVER A HISTÓRIA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA EM JOGOS E GAMIFICAÇÃO (RENAN DA CRUZ PADILHA SOARES, MARCIA MARTINS DE OLIVEIRA (orient.))
- ISOLAR O X, ISOLAR O Y…E AGORA? RECURSOS TECNOLÓGICOS DIGITAIS COMO MEDIADORES NA RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU (ROSIMÉRI CORRÊA FRANÇA, EDITE RESENDE VIEIRA (orient.))