Nota Pública à Comunidade Escolar

Publicado em

NotaPublica_edit-1

Nota de Esclarecimento à Comunidade Escolar

O Colégio Pedro II vem a público se manifestar acerca de vídeo recentemente publicado nas redes sociais, no qual figuram estudantes em evento ocorrido no campus Niterói. Esclarecemos que:

1 – o recorte feito descontextualiza, por completo, a situação que envolvia apresentação de estudantes. Nesse mesmo evento houve a apresentação, também, do “Coletivo Cristão” e do “Coletivo Negros Somos”.

2 – o uniforme do Colégio Pedro II não é mais, já há algum tempo, discriminado por gênero.

3 – não há nenhum regramento que apresente impedimento aos estudantes de fazerem uso de maquiagem. A maquiagem é utilizada em várias escolas como recurso artístico em apresentações, muitas vezes por crianças, inclusive. No referido evento, os estudantes não foram orientados a fazer uso de maquiagem, mas tendo optado por fazê-lo, não poderiam ter sido impedidos.

4 – o Colégio Pedro II é, declaradamente, uma instituição que se presta a acolher a diversidade e, por isso, investe em ações formativas que promovem a convivência respeitosa entre os membros de sua comunidade interna.

5 – o Colégio Pedro II crê na liberdade de expressão como ingrediente necessário para o desenvolvimento de uma sociedade democrática e justa.

6 – o Colégio Pedro II entende que a discussão acerca da pertinência, ou não, de ações que se desenvolvem no âmbito do campus deve receber tratamento pedagógico institucional direcionado às partes envolvidas.

7 – o Colégio Pedro II condena o uso pejorativo e político da imagem de seus estudantes com o intuito de desqualificar seu trabalho de comprovada excelência.

Nesse sentido, é com repugnância que recebemos a notícia da exposição indevida e criminosa, na mídia, de adolescentes ainda em processo de formação. Pedimos às pessoas que não compartilhem essas imagens/vídeos.

Acreditamos que quem se preocupa, de fato, com a educação não submete estudantes adolescentes a uma exposição indevida e mal intencionada dessa natureza.

OSCAR HALAC

MÔNICA COIMBRA